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sábado, 25 de julho de 2015

AS COISAS PARA O POVO PRETO TÊM PIORADO

Confira entrevista com o poeta negro baiano Nelson Maca, especialista em literatura negra. Escritor e militante, Maca é professor da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e autor do livro "Gramática da Ira". Nesta entrevista, ele aborda assuntos como a cultura negra e o preconceito racial.
Por Júlio Lacerda do Rio de Janeiro (RJ)

Nelson Maca


Brasil de Fato: Na cena brasileira, o que você destacaria na luta contra o racismo?
Nelson Maca: O movimento que mais admiro hoje é o Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta. Meu contato maior é com o núcleo da Bahia, que reúne uma galera muito forte lado a lado com Hamilton Borges e Doutora Andrea Beatriz. Eles botam o dedo na ferida e provam que, apesar de todo discurso de emancipação atual, as coisas para o povo preto têm piorado. Da luta pela inserção cidadã rebaixou-se para a luta contra a própria morte!
Brasil de Fato: Hoje há uma espécie de movimento de saraus se articulando e se ampliando no Brasil. O movimento negro está nele?
Nelson Maca: Há, sim, uma cena de Sarau que, a cada dia se amplia e fortalece no Brasil. Hoje, felizmente, cresce nesse contexto eventos centrados ou que dialogam mais profundamente com a negritude. Não vejo o Movimento Negro, no sentido mais tradicional, envolvido nele. No entanto, considero essas iniciativas como uma nova modalidade de movimento negro, mais arejada e com mais respeito pela literatura em si, e também pelas demais expressões que formatam os diversos saraus.
Brasil de Fato: Se tratando de Rio de Janeiro, para além do samba, o funk e o hip-hop popularizam também uma arte que expressa a cultura negra? É por aí mesmo?
Nelson Maca: Com certeza. Mesmo com suas contradições internas, são linguagens e culturas que se estabelecem no âmbito da população negra e, assim, expressam suas demandas, independente de sua aceitação ou não por outras comunidades, outras ou também negras. O principal do Funk e do Rap – e a cultura hip hop como um todo – é que se tratam de vozes renovadas e, normalmente, jovens e urbanas.
Brasil de Fato: Sobre as realidades da luta social do povo negro, qual seria a principal semelhança e diferença entre Rio e Salvador?
Nelson Maca: Não vejo diferenças efetivas. O genocídio físico e cultural do povo negro caminha igualmente nos dois estados. Preconceito e racismo não têm fronteira regional, nacional ou internacional. Da forma como as experimentamos no Brasil se dá em qualquer país de hegemonia branca que se utilizou da cultura da escravidão negra para se estabelecerem como estão hoje.
Brasil de Fato: O que seria um poeta da literatura negra?
Nelson Maca: Primeiramente um poeta preto que escreve em primeira pessoa, ou seja, um eu negro. Na temática, sua poesia traz um fundo etno-cultural baseado nas demandas e experiência na e da Negritude. Suas imagens desrecalcam elementos e símbolos negros soterrados pelo etnocentrismo da literatura “branco-européia” brasileira. Na textura, palavras, expressões, sons e ritmos do mundo negro.
Brasil de Fato: Como surgiu esse projeto de livro? Qual o propósito do "Gramática da Ira” O que você destacaria como mais importante nele?
Nelson Maca: Surge do meu desejo de registrar minha obra em material gráfico. Esse desejo associado aos pedidos e cobranças de amigos, admiradores e outros escritores, impulsionaram a publicação da Gramática da Ira. O propósito do livro é ser um instrumento de prazer estético e de luta, sem hierarquia de valor. Tanto ser livro para leitura com ser uma arma para militância.


http://www.brasildefato.com.br/

13/07/2015

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