Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Economia da América do Sul - 8° ano SANTA MARIA

 

ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FABRÍCIO CARIDADE – SANTA MARIA

Disciplina: Geografia

Professor: Luiz Cláudio

Série: 8º Ano

Aluno: ______________________________________________________________

Economia da América do Sul

A América do Sul é constituída por doze os países, sendo o Brasil o maior em território, mais populoso, industrializado e com a economia mais forte. Esses países tiveram uma Industrialização tardia, ficando em desvantagem frente à economia mundial, até a atualidade. Em meados do século XX, os países sul-americanos iniciaram uma modesta industrialização, baseada no modelo de substituição das importações. O final do século XX marca a abertura dos mercados, causando uma grave crise na indústria e uma modificação no arranjo produtivo dos países, forçando maior especialização produtiva, concentrada principalmente no setor primário.

O setor primário, extrativismo e agropecuária, é o setor que mais contribui para a economia da América do Sul. A agricultura é praticada em dois modelos, o de subsistência e o de monocultivo. A agricultura de subsistência é praticada em pequenas propriedades, com mão de obra familiar, plantio de diferentes culturas e com o objetivo de alimentar o indivíduo e a família. Esse modelo é responsável pelo abastecimento do mercado interno. O monocultivo é praticado em grandes propriedades, com mão de obra contratada, plantio de uma só cultura, intensa mecanização (onde o terreno possibilita) e visando o mercado externo.

Os principais produtos são o café, na Colômbia e Brasil, trigo, na Argentina, soja, no Brasil e Argentina, cacau, no Brasil, Venezuela e Equador, cana-de-açúcar, no Peru e Brasil (que também produz etanol), banana, no Equador e Brasil e algodão, no Peru e no Brasil, além de outras frutas como pera, uva e maçã, na Argentina, e laranja, no Brasil. A pecuária é praticada visando tanto o mercado interno como externo e possui grande importância para as exportações de países como Argentina, Uruguai e Brasil.

Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e equinos. Aproveitando os grandes campos nos territórios desses países, a pecuária é praticada de forma extensiva, apesar haver o uso de tecnologia de ponta. O extrativismo mineral é o carro chefe de muitas economias sul-americanas, visando principalmente o mercado externo. A Venezuela possui a sétima maior reserva de petróleo do mundo, que ocorre também no mar brasileiro e no oceano pacífico. A América do Sul possui grandes jazidas de ferro, no Brasil e Venezuela, cobre, no Chile, e estanho, no território boliviano, que possui a maior parte dos minérios do hemisfério sul. Outros minérios importantes como o nióbio, bauxita, prata, vanádio, também são encontrados em território sul-americano.

O setor secundário das indústrias, perdeu força a partir da década de 1980, mas vem se recuperando, desde o início do século XXI, com a melhoria do poder de compra da população, diminuição do desemprego e estabilidade econômica e política. Os países mais industrializados são o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai. Os principais setores são os de eletrodomésticos, automobilístico, têxtil, metalúrgico, naval e aviação.

O setor terciário, de serviços e comércio, é o setor que mais sofreu com a má administração nos países da América do Sul. O transporte é bem deficiente e não busca a integração continental, mas sim o escoamento da produção do setor primário para os portos. Sendo assim, o subcontinente possui poucas estradas de ferro e rodovias que interligam seus países. Apesar de haver uma extensa malha fluvial, ela é pouco utilizada. Já a aviação comercial é muito explorada, principalmente no Brasil.

O turismo é uma das indústrias que mais cresce na América do Sul, devido principalmente aos seus atrativos naturais. No comércio internacional, é importante citar o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), bloco econômico que abrange todos os países da América do Sul, e que facilitou o intercâmbio comercial, com a diminuição de tarifas alfandegárias entre os países membros.

Mercosul: Países Integrantes

O Mercosul conta atualmente com cinco membros efetivos, cinco associados e dois países observadores.

O Mercosul, como sabemos, foi fundado a partir do Tratado de Assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No ano de 2006, a Venezuela* solicitou a entrada no bloco como membro efetivo, o que se concretizou em 2012. A Bolívia, por sua vez, também solicitou, em 2012, a entrada como membro permanente no bloco, o que ainda deverá ser apreciado e concretizado ao longo dos próximos anos. Há indícios de que o Equador também possa tornar-se um membro efetivo, o que não é confirmado nem descartado pelo governo do país.

 

Dessa forma, o Mercosul encontra-se atualmente estruturado da seguinte forma:

Países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. *

Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

Países observadores: México e Nova Zelândia

​A diferença entre os membros efetivos e os associados ao Mercosul está na adesão da Tarifa Externa Comum (TEC), que consiste em uma mesma tarifação sobre produtos exportados para países de fora do bloco, evitando a concorrência e privilegiando os parceiros comerciais existentes dentro do próprio acordo. A TEC é adotada apenas pelos membros efetivos, que são também aqueles responsáveis pelas principais decisões, incluindo a aprovação do ingresso de novos países-membros.

Assim, podemos notar que o Mercosul já abrange toda a América do Sul e o México, que é apenas um Estado observador, uma vez que suas dinâmicas comerciais centram-se nos acordos do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) e da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

Confira a seguir alguns dados sobre o Mercosul, envolvendo apenas os seus membros efetivos:

Área territorial: 11.877.508 km²

População: 244 milhões de habitantes

Densidade Demográfica: 18,2 hab./km²

Sede: Montevidéu (Uruguai)

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 2,68 trilhões

PIB per capita: US$ 10.342

Idiomas: Português e Espanhol

 

Moedas em circulação: Real, Peso Argentino, Peso Uruguaio e Guarani

 

População residente em área urbana: 84,31%

 

População residente em área rural: 11,6%

 

Maior cidade: São Paulo (BRA)

 

IDH dos Países-membros: Brasil: 0,730; Uruguai: 0,792; Argentina: 0,811; Paraguai: 0,669;

 

População com acesso à água potável: 93%

 

População com acesso à rede sanitária: 80,6%

 

* A Venezuela foi suspensa do Mercosul em dezembro de 2016."

 

 

PRATICANDO

 

1.      A América do Sul é constituída por quantos países? Qual deles é o maior em território, mais populoso, industrializado e com a economia mais forte.

2.      Quais são os principais produtos cultivados do setor agrário da América do Sul?

3.      A América do Sul possui grandes jazidas de minerais. Quais países se destacam neste quesito?

4.      Qual é o setor que mais contribui para a economia da América do Sul?

5.      Quais são os países mais industrializados da América do Sul?

6.      Qual é o setor que mais sofreu com a má administração nos países da América do Sul?

7.      O que é o MERCOSUL?

8.      Onde fica a sede do MERCOSUL?

9.      Como se encontra atualmente, estruturado o Mercosul?

10.  O que é a TEC, e qual é o seu objetivo?

11.  O que é NAFTA e APEC?

12.  Explique como foi fundado o Mercosul?

 

 

Um comentário: