ESCOLA
MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim
Disciplina:
História
Professor:
Luiz Cláudio
Série:
7º Ano
Aluno:
______________________________________________
TEXTO I
“Os nobres são pessoas
naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão
e de tributos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenados guardar e
conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em
seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade. ”
Século XII. Citado
em coletânea de documentos históricos para 1º grau–5ºa8º séries. São Paulo:
SE/Cenp, 1980. P.73.
COM BASE NO TEXTO I
RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2, 3 e 4
1. Explique por que os
nobres eram pessoas “naturalmente isentas” de tributos.
2. Qual era o
papel dos nobres e a conduta que eles deveriam ter na sociedade feudal?
3. O que você entende por esta expressão: “conservar o país em paz”.
Faça um comentário.
4. Dê um título para esse texto
TEXTO II
“[Quando] só as
crianças europeias nobres ou muito ricas eram educadas por tutores em casa, a
capital abássida [Bagdá] tinha colégios públicos [...], onde professores davam
aulas sobre os ensinamentos dos gregos clássicos Platão e Aristóteles. Com
efeito, é importante ressaltar que neste período os abássidas estavam no poder,
governaram entre os anos de 750 a 1258. [...] Bem mais tarde, no fim do século
XIX e começo do XX, o Oriente Médio viveu outra onda de criação artística e
liberdade. Dessa vez, o centro da efervescência foi a capital Cairo, no Egito.
Em 1896, o mais populoso país árabe inaugurou a terceira e mais antiga
indústria cinematográfica do mundo. [...] Em Beirute, Bagdá, Istambul ou Casa
Blanca, pintores, poetas, músicos e escritores desenvolveram uma cultura nova,
livre e em harmonia com a religião. ”
FONSECA, Ana
Cláudia; TEIXEIRA, Duda; CARVALHO, Júlia. Qual islã? Veja. N.19, ano 44,
2011.p.101–102.
COM BASE NO
TEXTO II RESPONDA AS QUESTÕES 1,2, 3 e 4
1. Identifique os dois
períodos da história árabe citados no texto e ponte o que eles têm em
comum.
2. Os autores avaliam
esses dois períodos de forma negativa ou positiva? Justifique.
3. Qual a comparação é
feita no texto entre a Europa do medieval e o Império Muçulmano da dinastia
abássida? Que conclusão podemos tirar com essa comparação?
4. Quem escreveu
o texto II
PARTE
III
1.
Faça
uma análise dos textos: I e II, explicando o que eles apresentam em comum. ( 05
linhas)
MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
ResponderExcluirNome Completo:
Série:
QUESTÕES
Texto I
1.
2.
3.
4.
Texto II
1.
2.
3.
4.
Parte III