Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim 7º Ano

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Série: 7º Ano

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

  

 TEXTO I

 “Os nobres são pessoas naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão e de tributos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenados guardar e conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade. ”

Século XII. Citado em coletânea de documentos históricos para 1º grau–5ºa8º séries. São Paulo: SE/Cenp, 1980. P.73.

COM BASE NO TEXTO I RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2, 3 e 4

1.      Explique por que os nobres eram pessoas “naturalmente isentas” de tributos.

      2. Qual era o papel dos nobres e a conduta que eles deveriam ter na sociedade feudal?

  3. O que você entende por esta expressão: “conservar o país em paz”. Faça um comentário.

  4. Dê um título para esse texto

 

TEXTO II

 “[Quando] só as crianças europeias nobres ou muito ricas eram educadas por tutores em casa, a capital abássida [Bagdá] tinha colégios públicos [...], onde professores davam aulas sobre os ensinamentos dos gregos clássicos Platão e Aristóteles. Com efeito, é importante ressaltar que neste período os abássidas estavam no poder, governaram entre os anos de 750 a 1258. [...] Bem mais tarde, no fim do século XIX e começo do XX, o Oriente Médio viveu outra onda de criação artística e liberdade. Dessa vez, o centro da efervescência foi a capital Cairo, no Egito. Em 1896, o mais populoso país árabe inaugurou a terceira e mais antiga indústria cinematográfica do mundo. [...] Em Beirute, Bagdá, Istambul ou Casa Blanca, pintores, poetas, músicos e escritores desenvolveram uma cultura nova, livre e em harmonia com a religião. ”

 FONSECA, Ana Cláudia; TEIXEIRA, Duda; CARVALHO, Júlia. Qual islã? Veja. N.19, ano 44, 2011.p.101–102.

 COM BASE NO TEXTO II RESPONDA AS QUESTÕES 1,2, 3 e 4

1.      Identifique os dois períodos da história árabe citados no texto e ponte o que eles têm em comum.    

2.      Os autores avaliam esses dois períodos de forma negativa ou positiva? Justifique.

3.      Qual a comparação é feita no texto entre a Europa do medieval e o Império Muçulmano da dinastia abássida? Que conclusão podemos tirar com essa comparação?

4.       Quem escreveu o texto II

 

PARTE III

1.      Faça uma análise dos textos: I e II, explicando o que eles apresentam em comum. ( 05 linhas)

 

Um comentário:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    QUESTÕES
    Texto I
    1.
    2.
    3.
    4.
    Texto II
    1.
    2.
    3.
    4.
    Parte III

    ResponderExcluir