A
maior parte do território americano era habitado por povos nômades e
seminômades, esses grupos se dedicavam a caça, a pesca e à coleta de alimentos.
Também praticavam a agricultura, mas apenas como complemento as outras
atividades.
No
entanto, na Região Andina (atuais Equador, Peru, Bolívia e norte do Chile) a
sociedade indígena “INCA" desenvolveu um complexo sistema de engenharia,
além de um tipo de agricultura intensiva altamente especializada. Nessas
regiões densamente povoadas havia alguns elementos que os estudiosos consideram
característicos de uma civilização: constituição de um Estado com aparelho
burocrático, responsável pela coordenação das obras agrícolas e apropriador do
excedente produzido; ordem sacerdotal poderosa e influente, além de uma nítida
estratificação.
Lulinha concentrado para apresentar o Inti Raymi ou Festa do Sol
Contudo,
Luiz Cláudio Germano da Costa (Lulinha) aluno do Ensino Fundamental, anos
iniciais da Escola VIVA em parceria com seus colegas de sala e professores
desenvolveu um magnífico trabalho sobre a cultura da Bolívia que, fora uma das
regiões que o império incaico se expandiu.
Lulinha mostrando o painel sobre a cultura boliviana aos seus pais
Além de uma pesquisa teórica feita por esse
estudante com a ajuda de sua mãe (Mônica Cristina) teve exposições de
fotografias, comidas típicas, produtos agrícolas cultivados por esses nativos e
danças tradicionais que ainda hoje são preservadas pelos descendentes incaicos.
Os professores: Luiz Cláudio e Oscar encantados com os trabalhos sobre a cultura boliviana desenvolvidos pelos alunos da Escola Viva
Enfim,
esse trabalho teve como objetivo comemorar o dia do folclore¹ que é dia 22 de agosto.
1.O conjunto ou estudo
das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo , expressos em suas lendas,
canções e costumes.
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