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terça-feira, 26 de agosto de 2014

VIAGEM PELA CULTURA ANDINA


A maior parte do território americano era habitado por povos nômades e seminômades, esses grupos se dedicavam a caça, a pesca e à coleta de alimentos. Também praticavam a agricultura, mas apenas como complemento as outras atividades.


No entanto, na Região Andina (atuais Equador, Peru, Bolívia e norte do Chile) a sociedade indígena “INCA" desenvolveu um complexo sistema de engenharia, além de um tipo de agricultura intensiva altamente especializada. Nessas regiões densamente povoadas havia alguns elementos que os estudiosos consideram característicos de uma civilização: constituição de um Estado com aparelho burocrático, responsável pela coordenação das obras agrícolas e apropriador do excedente produzido; ordem sacerdotal poderosa e influente, além de uma nítida estratificação.

Lulinha concentrado para apresentar o Inti Raymi ou Festa do Sol
Contudo, Luiz Cláudio Germano da Costa (Lulinha) aluno do Ensino Fundamental, anos iniciais da Escola VIVA em parceria com seus colegas de sala e professores desenvolveu um magnífico trabalho sobre a cultura da Bolívia que, fora uma das regiões que o império incaico se expandiu.

                                                     Lulinha mostrando o painel sobre a cultura boliviana aos seus pais
 Além de uma pesquisa teórica feita por esse estudante com a ajuda de sua mãe (Mônica Cristina) teve exposições de fotografias, comidas típicas, produtos agrícolas cultivados por esses nativos e danças tradicionais que ainda hoje são preservadas pelos descendentes incaicos.

Os professores: Luiz Cláudio e Oscar encantados com os trabalhos sobre a cultura boliviana desenvolvidos pelos  alunos da  Escola Viva


Enfim, esse trabalho teve como objetivo comemorar o dia do folclore¹ que é dia 22 de agosto.


























 1.O conjunto ou estudo  das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo , expressos em suas lendas, canções e costumes.


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