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quinta-feira, 20 de maio de 2021

AULA 1º ANO FILOSOFIA 19/05/2021

 

ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO XAVIER DE GÓIS- PRAIA DE MURIÚ/CM-RN    

Disciplina: Filosofia

Professor: Luiz Cláudio

Modalidade: Ensino Médio

Série: 1º Ano Noturno

 

1.      Porque estudar Filosofia?

 

Parece-nos um tanto instigante essa indagação.

 

1.1. O que é Filosofia?

Filosofia: é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir.

 

Reflexão crítica: pensar com critérios, analisar seu processo de pensar e de agir no mundo. 

 

1.2 Para que serve o estudo da Filosofia?

Filosofia: é uma reflexão crítica (instrumento de trabalho) que visa auxiliar o adolescente (conhecimento e ação) no processo de formação da formação da cidadania (objetivo) 

 

Filosofia

 

• Reflexão crítica (instrumento)

• Cidadania (objetivo final) 

 

1.3. Etimologia da palavra Filosofia 

Etimologia: e o estudo relacionado a origem da palavra, onde ela surgiu.

A Filosofia (philosophia) é uma palavra de origem grega que significa: amigo da sabedoria.  philo= vem da palavra “philia” = amigo, amante, amor fraterno.  sophia= sabedoria.

 

Pré-socráticos

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos gregos, assim, abriram o caminho para os posteriores e formularam possíveis princípios racionais para o Universo.

 

Os primeiros filósofos surgiram na Grécia, há mais ou menos 2600 anos. Uma série de fatores levou os gregos a criarem um modo de pensar autônomo e racional. Entre tais fatores, estão:

·         A necessidade de contrapor as ideias mitológicas acerca da origem do Universo;

·         A pluralidade de povos que compunha a região da Grécia Antiga;

·         O florescimento do comércio e da navegação;

·         O contato com povos egípcios e babilônicos.

O primeiro período da Filosofia grega é denominado como Pré-Socrático (pois seus representantes fizeram uma Filosofia diferente da que foi feita por Sócrates, quase 200 anos depois de Tales de Mileto) ou Cosmológico (pois eles fizeram um tipo de cosmologia, que é uma maneira racional de entender a origem do Universo — cosmos, em grego — em oposição à visão mitológica).

 

Objetivos dos pré-socráticos

 

Os primeiros traços da Filosofia grega pré-socrática surgem com Tales de Mileto.

 

Tales, em oposição ao que diziam as cosmogonias gregas, que narravam o surgimento do universo com base em histórias fantasiosas que envolviam deuses, observou a natureza e propôs uma possível origem racional para tudo, com base na sua observação, sendo essa origem a água. A partir disso, ele fundou um novo modo de pensar baseado na razão. O ato de observar a natureza, a fim de propor uma possível origem racional para tudo, fez de Tales o primeiro filósofo e impulsionou o objetivo que se tornaria comum entre todos os pré-socráticos: formular uma possível origem racional para o mundo por meio da observação empírica da natureza e do uso da faculdade racional humana.

Se, até então, o ser humano criava histórias fantasiosas para explicar o que não sabia explicar (os mais variados fenômenos naturais), a partir dos pré-socráticos, o ser humano passa a utilizar a racionalidade para entender o Universo, sendo que o principal objetivo de todos os pré-socráticos era estabelecer a origem precisa de tudo o que existe.

 

Principais ideias

 

Como os objetivos dos pré-socráticos eram os mesmos, as suas principais ideias eram parecidas. Todos eles estavam buscando a formulação de um raciocínio para o surgimento do Universo por meio da cosmologia (A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo).

Há uma dificuldade de estabelecimento preciso e aprofundado acerca das ideias dos pré-socráticos, pois muitos deles deixaram poucos escritos, e muitos escritos sumiram, foram destruídos ou se encontram, hoje, em confusos fragmentos.

 

As principais escolas filosóficas:

Ø  Escola Jônica: o pensamento fundado por Tales, que afirmava que a água seria o princípio de tudo, foi continuado por (Anaximandro), que afirmava que a origem dava-se por um elemento infinito e indefinível, o que ele chamou de ápeiron. Outro expoente do pensamento jônico deu-se com o discípulo de (Anaximandro), Anaxímenes, que postulou que o princípio de tudo ocorreu por meio de um elemento infinito, mas bem definido, o ar. (Heráclito de Éfeso), outro jônico, afirmou ser o fogo a origem de tudo, o que daria à natureza um caráter transformador.

Ø  Escola Pitagórica: Pitágoras de Samos, um grande matemático antigo, observou a presença das relações matemáticas em toda a natureza. Com base nos tamanhos, pesos, proporções, distâncias e valores variados, a natureza seria constituída pela própria Matemática. Segundo o filósofo, a origem de tudo seria, precisamente, o início de qualquer figura geométrica — o ponto e a ideia de unidade.

Ø  Escola Eleata: os principais os principais eleatas são Parmênides e Zenão, que formularam o princípio não com base em um elemento preciso, mas na imobilidade de todas as coisas que evidencia a essência de tudo. Segundo Parmênides, não havia criação e nem mudanças, mas uma essência eterna e imutável de tudo. A mudança que percebemos no mundo seria fruto do engano de nossos sentidos.

Ø  Escola Pluralista: os principais pluralistas são Empédocles, Anaxágoras, Demócrito e Leucipo. Todos eles afirmavam não haver um único elemento causador de tudo, mas uma composição plural que originou o Universo. Para Empédocles, essa origem dava-se com base nos quatro elementos da natureza — terra, fogo, água e ar. Para Anaxágoras, a origem estava no que ele chamou de sementes, que seriam compostos que se aglutinariam ou seriam separados pela afinidade, por meio das forças naturais que ele chamou de amor e ódio. Leucipo e Demócrito, considerados os “pais” da Química, formularam os átomos como origem de tudo. A palavra átomo vem do grego antigo e significa indivisível. Os átomos seriam, segundo os pensadores, as menores partículas que se aglutinam, com partículas semelhantes a si mesmas, para formar os objetos do mundo.

 

Por que estudar os pré-socráticos?

 

É importante observar que as ideias pré-socráticas parecem absurdas, hoje, devido ao alto desenvolvimento tecnológico e científico a que a humanidade chegou. De qualquer forma, o início de todo o conhecimento racional ocidental deu-se no período pré-socrático. As idéias dos pré-socráticos impulsionaram, por exemplo, as ciências da natureza, ao mostrarem que a resposta para as perguntas naturais não se encontra fora deste mundo, mas na própria natureza.

Além da importância científica, há também uma importância histórica que valoriza o período Pré-Socrático devido à sua relevância para a constituição de toda a Filosofia posterior.

Atividade Proposta

 

1.              Na sua concepção, porque estudar Filosofia?

 

2.              Etimologicamente o que significa a palavra Filosofia? 

3.   Quem foram os filósofos pré-socráticos?

4.  De acordo com o texto cite alguns fatores levaram os gregos a criarem um modo de pensar autônomo e racional.

5.  Quais eram as principais ideias dos filósofos pré-socráticos?

6.  Quais são as principais escolas filosóficas?

7.      Por que estudar os pré-socráticos?

 

 

 

Um comentário:

  1. Aluno Wesley Câmara Soares.1. E importante estudar filosofia porque só ela e capaz de realizar nossos desejos no estudo da filosofia aprendemos a encarar os desafios da vida quando existem mais perguntas do respostas. 2.Filosofia e uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir.3.os filósofos pré-socraticos foram os primeiros filósofos gregos assim abriram o caminho para os posteriores e formularam possíveis princípios racionais para ó universo.4.o ato de observar a natureza a fim de propor uma possível origem racional para tudo fez de Talles ó primeiro filósofo e impulsionou o objetivo que se tornaria comum entre todos os pré-socraticos:fórmular uma possível origem racional para o mundo por meio da observação empírica da natureza e do uso da faculdade racional humana. 5.como os objetivos dos pre-socraticos eram os mesmos as suas principais ideias eram parecidas. Todos eles estavam buscando a formulação de um raciocínio para o surgimento do universo por meio da cosmologia (a cosmologia e o estudo da origem e da composição do universo. 6.as principais escolas são:escola jônica,escola pitagórica,escola eleata,escola pluralista. 7.e importante estudar os pré-socraticos por que eles foram importante para o nosso entendimento da vida pois eles buscaram entender a origem das coisas e a origem da vida e assim cada um foi criando sua própria teoria sobre a origem do universo.

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