Nas últimas décadas, a Região Salineira tem aparecido nas
pautas socioeconômicas como um espaço gerador de grandes cifras econômicas no
Estado do Rio Grande do Norte. Por outro lado também, apresenta dados
estarrecedores e inaceitáveis no que diz respeito ao IDH (índice de
desenvolvimento humano), está muito aquém de um espaço histórico-geográfico que
prime pelo bem estar social de suas populações. Haja vista, que é uma Região
administrada por gestores descompromissados com a educação, a saúde, o
trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a proteção a maternidade e a
infância.
Neste sentido, é preciso implementar urgentemente mudanças potencializadora na Região Salineira; pois, não poderemos permitir que grupos treinados e ceifadores de vidas humanas continuem com seus desmandos nesta plaga. Deste modo, é importante que tenhamos consciência que estamos nos aproximando de um pleito eleitoral importantíssimo. Pleito eleitoral este que irá, possibilitar aos eleitores desta região escolher os seus representes para os próximos quatro anos.
Porém, não nos enganemos, a Região Salineira sob a alcunha deste pseudos-governantes, há tempos tornou-se um lugar de contrastes: riquezas nas mãos de uns poucos apaziguados e miséria e opressão povoando os lares dos menos favorecidos.
Contudo, este quadro que se apresenta hoje na Região Salineira é muito parecido com o vivenciado pela Capital da República: o Rio de Janeir,o em 1910, que levou os marinheiros liderados pelo “almirante negro” João Cândido, na famosa “Revolta da Chibata”, a se revoltarem contra o governo recém-empossado Hermes da Fonseca. Apesar da historiografia tradicional insistir em apontar esse movimento como uma sublevação somente contra o uso do chicote e dos castigos físicos que os marinheiros sofriam, mas que incompreensivelmente, não cita que fora uma revolta contra todo um sistema de miséria e opressão existente a época.
Enfim, como reflexão para os almirantes afro-indigenistas da Região Salineira, eis aí, um vídeo do cantor e compositor João Bosco fazendo uma homenagem ao “almirante negro” com a canção: O Mestre Sala dos Mares. Veja o clip da música abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário