Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2015

QUILOMBOS DE BH SÃO RETRATADOS EM DOCUMENTÁRIO

Filme mostra resistência de comunidades “engolidas” pela metrópole mineira.
Da Redação De Belo Horizonte (BH)
Existência do quilombo está registrado desde o séc. 19 | Foto: Daniel Cruz

“Não fomos nós que viemos pra cá. A cidade é que veio”, conta Maria Luzia Sindônio, do quilombo urbano dos Luízes. Este e outros depoimentos de quilombolas foram reunidos no documentário “Vozes da Resistência”, que será lançado na quinta-feira (8), no cine Humberto Mauro.
O filme conta a história de três comunidades de Belo Horizonte, o Luízes, Mangueiras e Manzo Ngunzo Kaiango, áreas consideradas quilombos urbanos. Apesar de se originarem de ex-escravos, as comunidades foram “engolidas” pela cidade, causando uma série de infrações a direitos.
A Defensoria Pública da União, produtora do filme, reuniu pela primeira vez a história e reivindicações destes quilombolas sobre a regularização fundiária. A direção é da servidora da Defensoria Pública da União em Belo Horizonte Zuleide Filgueiras e o argumento é do defensor Estêvão Ferreira Couto.
Seminário da resistência
Nos dias 6 e 7 de outubro, a Defensoria realiza o seminário “Vozes da Resistência – em defesa dos direitos dos quilombolas” para divulgar os direitos dos cidadãos que tenham se originado de quilombos. A atividade serve também para tornar públicos os trabalhos feitos com quilombolas nos últimos anos.
Os debates contarão com a presença de defensores, juristas, professores universitários, quilombolas e representantes do governo de Minas Gerais e de Belo Horizonte. O evento acontece na terça e quarta-feira, de 9h às 17h, no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim).

Lançamento de “Vozes da Resistência – os quilombos urbanos de Belo Horizonte”
Quando: quinta-feira (8), às 19h
Onde: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Fonte:http://www.brasildefato.com.br/                                                                                                                                  

06/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário