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sexta-feira, 2 de julho de 2021

7ºANO 02/07/2021

 

ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO XAVIER DE GÓIS CM/RN/ PRAIA DE  MURIÚ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ______________________________________________________________________

Série: 7º Ano       Turma: ________


                                                         TESTE II



TEXTO I

 

“Os nobres são pessoas naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão e de tributos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenados guardar e conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.”

Século XII. Citado em coletânea de documentos históricos para 1º grau–5ºa8º séries. São Paulo: SE/Cenp, 1980. P.73.

COM BASE NO TEXTO I RESPONDA AS QUESTÕES 1 e 2.

 

1.      Explique por que os nobres eram pessoas “naturalmente isentas” de tributos.

2.      Qual era o papel dos nobres e a conduta que eles deveriam ter na sociedade feudal?

 

TEXTO II

 

“[Quando] só as crianças europeias nobres ou muito ricas eram educadas por tutores em casa, a capital abássida [Bagdá] tinha colégios públicos [...], onde professores davam aulas sobre os ensinamentos dos gregos clássicos Platão e Aristóteles. Com efeito, é importante ressaltar que neste período os abássidas estavam no poder, governaram entre os anos de 750 a 1258. [...] Bem mais tarde, no fim do século XIX e começo do XX, o Oriente Médio viveu outra onda de criação artística e liberdade. Dessa vez, o centro da efervescência foi a capital Cairo, no Egito. Em 1896, o mais populoso país árabe inaugurou a terceira e mais antiga indústria cinematográfica do mundo. [...] Em Beirute, Bagdá, Istambul ou Casa Blanca, pintores, poetas, músicos e escritores desenvolveram uma cultura nova, livre e em harmonia com a religião.”

 

FONSECA, Ana Cláudia; TEIXEIRA, Duda; CARVALHO, Júlia. Qual islã? Veja. N.19, ano 44, 2011.p.101–102.

 

 

 

COM BASE NO TEXTO II RESPONDA AS QUESTÕES 1,2e 3.

 

1.      Identifique os dois períodos da história árabe citados no texto e ponte o que eles têm em comum.

2.      Os autores avaliam esses dois períodos de forma negativa ou positiva? Justifique.

3.      Qual a comparação é feita no texto entre a Europa do medieval e o Império Muçulmano da dinastia abássida? Que conclusão podemos tirar com essa comparação?

 

TEXTO III

CONCEITO E PRECONCEITO

 

Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”.  Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura, daí o nome Renascimento. Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzido na Idade Média.

 

 

COM BASE NO TEXTO III RESPONDA AS QUESTÕES 1,2e 3.

 

1.      Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi Idade das Trevas? E o que explica isso?

2.      Qual foi a origem do nome Renascimento?

3.      Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais?

 

 

TEXTO IV

 

Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.

Aqueles do gênero humano que estão predestinados à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo [...] por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras [...] ou qualquer outra coisa [...] que o levassem a isso, e tudo para o louvor de sua gloriosa graça. [...]

Teses de Lutero

Tese 75. A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de poderem absolver um homem [...] é loucura.

Tese 86. Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos Crassos (romanos ricos), não constrói com ser próprio dinheiro ao menos a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?   

                                                                                   

                                                                                Confissão de Westminster

SEFFNER, Fernando. Da Reforma à Contrarreforma: o cristianismo em crise. São Paulo: Atual, 1993.p. 36–37 e  58. (História geral em documentos).

 

1.      Para autor do texto, a salvação de uma pessoa deve-se à sua fé, às boas obras ou a nenhuma dessas alternativas? Explique.

2.      De acordo com o texto Deus interfere na salvação do ser humano? Explique.

3.      O que Lutero critica nessas duas teses?

                  4. Quem foi Lutero?  

15 comentários:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    Texto I
    1.
    2.
    Texto II
    1.
    2.
    3.
    Texto III
    1.
    2.
    3.
    Texto IV
    1.
    2.
    3.
    4.

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  2. Miguel Lopes de Medeiros

    TEXTO I

    1:eles eram pessoas "naturalmente isentas" porque os nobres

    2:fazer funcionar o sistema feudal, legislar leis, administrar o controle civil, manter o exercito

    TEXTO II

    1:o primeiro trecho trata do período compreendido entre os anos 750 e 1258 e o segundo das crianças artistas

    2:positivo pois eles citavam nos textos de uma cultura e uma nova religião


    3:Omar foi sucedido por Uthman ibn Affan ( 644-656) e foi sob o governo desse califa

    TEXTO III

    1:Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII por falta de avanços

    2:Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica

    3:Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura

    TEXTO IV

    1:A doutrina da salvação é divergente no mundo teólogo. Para alguns a salvação é obra

    2:Com a prática real do evangelho, nós conseguiremos também uma sintonia com Deus Pai

    3:Lutero critica a doutrina do tesouro do mérito

    4:um monge agostiniano e professor de teologia germânico

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  3. Danielle batista da Silva 1as quais de direitos não cabe qualquer tipo de servidão e de tributos..2os nobres foram escolhidos e a eles ordenado guardar e conserva o país em paz..1as crianças europeia nobre ou muito ricas em casa a capital ..negativa..3

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  4. Nome Completo: Ediliane Gesilene Silva de Souza
    Série: 7 ano A
    Texto I
    1.

    Eles eram pessoas "naturalmente isentas" porque os nobres foram escolhidos, e ordenado a guardar e conservar o país em paz.

    2.

    Guardar e conservar o país em paz, eles deveriam sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.

    Texto II

    1.

    Periodo Abassidas e periodo Europeu, eles têm em comum a educação.

    2.

    Negativo, pois eles citam as diferenças das classes sociais e como as classes sociais mais ricas eram mais priorizadas que as classes sociais mais pobres

    3.

    A comparação é feita sobre a própria educação.

    Texto III
    1.

    Os renascentistas,eles deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”.

    2.

    Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura, daí o nome Renascimento.

    3.

    Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzido na Idade Média.

    Texto IV
    1.

    Nenhuma dessas alternativas, pois como o proprio autor diz "Aqueles do gênero humano que estão predestinados à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras"

    2.

    Sim, pois como o texto diz alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.

    3.

    Ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.

    4.

    Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

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  5. ALUNO: Ivanildo Dos santos nonato
    Série: 7 ano a

    1-eles eram pessoas "naturalmente isentas" porque os nobres

    2-Guardar e conservar o país em paz, eles deveriam sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.

    TEXTO II

    1- Periodo Abassidas e periodo Europeu, eles têm em comum a educação.

    2-positivo pois eles citavam nos textos de uma cultura e uma nova religião


    3-A comparação é feita sobre a própria educação.

    TEXTO III

    1-Os renascentistas,eles deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”.

    2-Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica

    3-Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura

    Texto IV

    1-A doutrina da salvação é divergente no mundo teólogo. Para alguns a salvação é obra

    2-Com a prática real do evangelho, nós conseguiremos também uma sintonia com Deus Pai

    3-Ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.

    4-Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

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  6. Thayris Victoria silva deziderio 7ano

    Texto1

    Questão 1 eles eram pessoas "naturalmente isentas"porque nobres

    Questão 2 fazer funcionar o sistema feudal,legislar leis,administrar o controle civil,manter o exército

    Texto 2

    Questão 1 o primeiro trecho trata do período compreendido entre os anos 750 1258 e o segundo das crianças artistas

    Questão 2 positivo pois eles citavam nos textos de uma cultura e uma nova religião

    Questão 3 omar foi o sucedido por uma inb affan (644-656) e foi o sub o governo dessa califa

    Texto 3

    Questão 1 idade das trevas foi o termo adotado pelos humanistas do seculo xvii
    Por falta de avanços

    Questão 2 renascimento ou renascença é o nome dado ao movimento de reforma aartística literária e científica

    Questão 3 hoje a maioria dos historiadores ja não aceita essa visão preconceituosa o renascimento por sua vez já não e visto apenas como ruptura

    Texto 4

    Questão 1 a doutrina da salvação é divergente no mundo tecnológico para alguns a salvação e obra

    Questão 2 com a prática real do evangelho nós conseguiremos também uma sintonia com deus pai

    Questão 3 Lutero critica a doutrina do tesouro do mérito

    Questão 4 um monge agostiniano e professor de de teologia germânico

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  7. Aluno(a)adriano de Oliveira Pereira
    Série: 7 ano a

    1-eles eram pessoas "naturalmente isentas" porque os nobres

    2-Guardar e conservar o país em paz, eles deveriam sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.

    TEXTO II

    1- Periodo Abassidas e periodo Europeu, eles têm em comum a educação.

    2-positivo pois eles citavam nos textos de uma cultura e uma nova religião


    3-A comparação é feita sobre a própria educação.

    TEXTO III

    1-Os renascentistas,eles deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”.

    2-Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica

    3-Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura

    Texto IV

    1-A doutrina da salvação é divergente no mundo teólogo. Para alguns a salvação é obra

    2-Com a prática real do evangelho, nós conseguiremos também uma sintonia com Deus Pai

    3-Ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.

    4-Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

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  8. Nome conpleto:João Pedro da Silva Nascimento
    Serie:7anoA
    TEXTO 1
    1 porque se eles fossem acusados e presos não seriam Um Bom exemplo

    2.
    Se sobressai e dar um exemplo honestidade

    TEXTO 2
    1.
    No período se 50 a 1158 as escolas davam educação igualitariamente E no fim do século xv1 e no começo XX houve uma onda de criação artística

    3.
    Enquanto a Europa só depositar a educação para os ricos e Nobres Enquanto o outro lado dava educação igualitariamente

    TEXTO 3
    1.
    O nome porque ignoraram as obras greco-romanas renascimento quando saíram da Idade das Trevas

    2.
    A origem foi porque estão tentando fazer Renascer a cultura do daí o nome Renascimento

    3.
    Da continuação da arte e do conhecimento produzido na Idade média
    TEXTO 4

    1.
    Nenhuma dessas era dinheiro

    2.
    Sim o que interfere as boas ou más ações

    3.
    Ao aproveitamento da igreja e do encanamento para conseguir dinheiro

    4.
    Um grande Pensador um dos principais fundadores da Igreja Luterana

    2.

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  9. Nome: Marina rakele nascimento Fernandes
    Série:7°ano A
    Texto 1

    1-eles eram pessoas naturalmente isentas porque os nobres foram escolhidos e ordenado a guarda e conservar o país em paz

    2-guarada e conservar o país em paz eles deveriam sobressair-se em sua vida partícular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade

    Texto 2

    1-periodo abassidas e período europeu eles tem em comum a educação

    2-positivo pois eles citavam nos textos de uma cultura e uma nova religião

    3-a comparação é feita sobre a própria educação

    Texto 3

    1-idade das trevas foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII por falta de avanços

    2-renascimento ou renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística literária e científica

    3-hoje a memória dos historiadores ja não aceita essa visão preconceituosa o renascimento por sua vez já não e visto apenas como ruptura

    Texto 4

    1-a doutrina da salvação é divergente no mundo tecnológico para alguns a salvação e obra

    2-com a prática real do evangelho nós conseguiremos também uma sintonia com Deus pai

    3-ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis

    4-foi um monge Agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da reforma protestante

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  10. Rafael Carlos Vitaliano de paula. 7ano A Texto 1. Questão 1. Por que eram pessoas geralmente ligadas a coroa dos antigos estados e tinham e poder absoluto. Questão 2 Eles tinham o papel de cobrar impostos,fazer funcionar o sistema feudal. Texto 2. Questão 1. Entre os anos de 750 e 1258.A religião era interpretada de maneira mais humanizada. Questão 2. Avaliam esses dois períodos árabes de forma positiva. Questão 3. Por quê fala que eles controlavam a comercialização de produtos entre a Europa Ásia e o Oriente médio. Texto 3. Questão 1. Por quê nesse período praticamente não houve desenvolvimento nenhum,tinha descaso,corrupção... Questão 2. O movimentos de transformações culturais e científicas,desenvolvimento entre os séculos XIV e XVI,ficou conhecido como Renascimento. Questão 3. É frequentemente visto como como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em Deus e a outra centrada no homem.

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  11. Continuação de Rafael Carlos Vitaliano de paula. Texto lV Questão 1. Nenhuma das alternativas. Porém, para a humanidade a doutrina da salvação é a manifestação da fé.Ela é completa quando há obras. Questão 2. A prática da vida religiosa nos trás pra perto de Deus, são as pessoas que bloqueia ele. Questão 3. Ele faz crítica as indulgências do papa,referindo-se aos pecados minuciosos "dinheiro". Questão 4. O monge Agostiniano e o professor de teologia Germânico.

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  12. Aluno: Christian Victor de oliveira
    Série: 7° ano A

    Texto I

    1. Por quê às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão e de tributos.

    2. eles foram ordenados a guardar e conservar o país em paz.

    Texto II

    1. Periodo Abassidas e periodo Europeu, eles têm em comum o florescimento cultural.

    2. Negativo, pois eles citam as diferenças das classes sociais e como as classes sociais mais ricas eram mais priorizadas que as classes sociais mais pobres

    3. A comparação é feita sobre a própria educação.

    Texto III
    1. Os renascentistas,eles deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”.

    2. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura, daí o nome Renascimento.

    3. Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzido na Idade Média.

    Texto IV
    1. Nenhuma dessas alternativas, pois como o proprio autor diz "Aqueles do gênero humano que estão predestinados à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras"

    2. Sim, pois como o texto diz alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.

    3. Ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.

    4. Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico.

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  13. nome: bruno miguel de lima nonato: 7anoA
    texto1

    1.
    os nobres sao pessoas naturalmente insentas as quais de direito, nao cabe qualquer tipo de servidao e de tributos.

    2.
    os nobres foram escolhidos ea eles ordenados guardar e conservar o pais em paz, devem eles nobres sair-se em sua onda particular e em sous costumes dando a todos o exemplo de honestidade.

    texto 2.

    1.o periodo trecho trata do periodo compreendido entre os anos 750 e 1258

    2.
    positivo eles sitavam no texto uma cultura e uma nova religiao.

    3.
    em quanto as criancas ricas e nobres estudavam em casa por tutores na europa do medieval,o imperio muculmano dava aula nas escolas publicas.

    texto 3.

    1.
    os renascentistas deram esse nome esse nome por falta de avancos no secolo xvii.

    2.
    os renascentista acreditavam que ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na idade media e revalorizar as obras greco romanas da antiguidade estava fazendo renascer a cultura , dai o nome resnascimento.

    3.
    a maioria dos historiadores ja nao aceita essa visao preconseituosa; o renascimento por sua vez, ja nao e visto apenas como reputura .

    texto 4.

    1.
    a doutrina de salvacao e divergente no mundo teologo, para alguns a salvacao e obra.

    2.
    sim. o que interfere as boas ou mas acoes do ser humano

    3.
    aproveitar da igreja para ganhar dinheiro com indugencias

    4.
    lutero foi um monge e grande pensador que foi contra indulgencias da igreja.

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  14. Aluno:Marcelly rafaely dias de lima
    Série:7°Ano A
    Texto1
    1.eles eram pessoas naturalmente isentas porque os nobres foram escolhidos e ordenado a guarda é conservar o país em paz.
    2.guarda é conservar o país em paz eles deveriam sobressair-se e sua vida particular é em seus costumes dando a todos um exemplo de honestidade.
    Texto 2
    1.periodo abassidas é período europeu eles têm em comum a educação.
    2.positivo pois eles citavam nós textos de uma cultura e uma religião.
    3.A comparação é feita sobre a própria educação.
    Texto 3
    1.idade das trevas foi o termo adotado pelos humanistas do século xv11 por falta de avanços.
    2.renascinento ou renascença é o nome dado ao movimento de reforma artista literária e científica.
    3.hoje a memória dos historiadores já não aceita visão preconceituosa o renascimento por sua vez já não é visto apenas como ruptura.
    Texto 4
    1.A doutrina da salvação é divergente no mundo tecnológico para alguns a salvação é obra.
    2.com a prática real do evangelho nós conseguiríamos também uma sintonia com Deus pai.
    3.Ele critica indulgências é como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.
    4.foi um monge Agostiniano é professor de teologia germânica que tornou-se uma das figuras centrais de reforma protestante.

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  15. Nome Completo: Ana Júlia da Silva Vitaliano
    Série: 7° Ano A

    Texto I

    1. Porque, por direito, não lhes cabia qualquer tipo de servidão e de tributos.

    2. Eles foram escolhidos e a eles ordenados guardar e conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.

    Texto II

    1. Período Abassidas e período Europeu, eles têm em comum o florescimento cultural.

    2. Negativo, pois eles citam as diferenças das classes sociais e como as classes sociais mais ricas eram mais priorizadas que as classes sociais mais pobres

    3. A comparação é feita sobre a própria educação.

    Texto III

    1. Os renascentistas, eles deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos

    2. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura, daí o nome Renascimento.

    3. Hoje a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzido na Idade Média.

    Texto IV

    1. Nenhuma dessas alternativas, pois como o proprio autor diz "Aqueles do gênero humano que estão predestinados à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras"

    2. Sim, pois como o texto diz alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.

    3. Ele critica indulgências e como o papa rouba dinheiro dos pobres fiéis.

    4. Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

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