Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de julho de 2021

7ºANO HISTÓRIA 23/07/2021

 POVOS E CULTURAS AFRICANAS: MALINESES, BANTOS E IORUBÁS


A África e um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares. Por

Ser o berço da humanidade e o lugar de origem dos ancestrais de milhões de brasileiros, a África e sua história têm grande importância para nós.

 

África: aspectos físicos

 

Quando observamos o mapa da África, vemos ao norte um imenso mar de areia, que tem o nome de deserto do Saara. Nesse deserto viviam povos nômades, chamados berberes, que controlavam as importantes rotas comerciais do norte africano.

 

Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. No Sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os

Hauçás, entre outros. A extensa área habitada por eles era chamada de Sudão.

 

 

O Sudão ocidental é cortado por dois importantes rios: o Senegal e o Níger. Esses rios permitiam que os povos do Sahel tivessem água para suas necessidades básicas e também para fertilizar a terra e cultivar cereais, legumes e verduras. Além disso, serviam como via de locomoção e transporte.

.

.

O Império do Mali

 

Foi justamente no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

Os griôs

 

Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos. Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os griôs músicos e os cantores, que interpretavam e conservavam canções tradicionais; e havia, ainda, mulheres griôs, que faziam o mesmo que os griôs homens.

 

A formação do Império do Mali

 

Contam os griôs que tudo começou com o príncipe de etnia mandinga chamado Sundiata Keita.  Ele e seus guerreiros venceram os sossos, seus opressores, na batalha de Kirina, em 1235. E, depois de vencer também outros povos vizinhos, fundaram o Império do Mali. Etnia: grupo com modo de vida próprio, com uma história comum, falante da mesma língua e que partilha os mesmos valores, mitos e crenças.

 

No poder, Sundiata Keita converteu-se ao islamismo, religião criada por Maomé e cujo princípio fundamental é a crença num único Deus. No Mali, o imperador era a maior autoridade, mas ele ouvia seus auxiliares (o conselho); e, sempre que precisava tomar uma decisão importante, ouvia também dois altos funcionários: O chefe das foças armada e o senhor do tesouro, que era responsável pela guarda dos depósitos de ouro, marfim, cobre e pedras preciosas. O imperador do Mali ouvia as queixas de seus súditos em audiências públicas realizadas no seu palácio ou em uma praça próxima.

 

Sundiata Keita preocupou-se também em proteger o império dos ataques dos berberes; por isso, deslocou sua capital para Niani, ao sul do Mali. Nas estradas que ligavam Niani à região nordeste se formaram importantes cidades africanas, como Djenné, Gao e Tombuctu.

 

Economia

 

Maior produtor de ouro da África ocidental, mas sua população praticava também a agropecuária, o artesanato e o comércio. No vale do rio Níger os malineses cultivavam arroz, milhete, inhame, algodão e feijão; e, além disso, criavam bovinos, ovinos e caprinos. Os artesãos eram habilidosos no trabalho em metal e em madeira.

 

O Império do Mali controlou uma área imensa, chegou a ter cerca de 45 milhões de habitantes e durou 230 anos, a longa duração e poder do Império do Mali podem ser explicados pelos seguintes motivos: a) possuía um poderoso exército composto de  arqueiros, lanceiros e cavaleiros com capacidade de reprimir rebeldes em caso de revolta; b) controlava as áreas de extração do ouro; c) tinha uma estrutura administrativa eficiente, com representantes nas áreas representantes nas áreas; d) adotava uma política de consulta aos povos dominados e respeitava suas tradições e religiões. O Mali, maior império africano daqueles tempos, conservou sua liderança na região até a metade do século XV. Entrou em declínio devido a conflitos entre seus líderes e ao surgimento de novos centros de poder, a exemplo do Reino de Songai. Durante sua expansão, esse reino conquistou a cidade de Tombuctu, em 1470, tornando-se, assim, a principal força política da região.

 

OS BANTOS

Povos que viviam e ainda vivem, na África, ao sul do deserto do Saara, falam línguas aparentadas denominadas de bantas. Por volta de 1500 aC, os povos bantos partiram de onde é hoje a República de Camarões e deslocaram-se  para o centro, o leste e o sul do continente africano. Este deslocamento durou cerca de 2500 anos. Domesticaram animais e plantas e conquistaram povos que viviam da caça e da pesca.

 

Os bantos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção

Do ferro, usado por eles para fazer instrumentos de trabalho e armas de guerra; isso os colocava em vantagem sobre os povos que desconheciam a técnica da metalurgia. As regiões ocupadas pelos bantos tornaram-se terras de agricultores que dominavam a metalurgia.

 

 

REINO DO CONGO

 

A bacia do rio Zaire, chamado de Congo pelos portugueses, era habitada por grupos bantos, como o bacongo, o luba, o lunda e o quicongo. Segundo uma tradição, no final do século XIII, os bacongos dominaram grupos menores falantes das línguas umbundo e quicongo. Sob a liderança de Nimi-a-Lukeni, expandiram seus domínios por meio de guerras, alianças e da cobrança de tributos. Nimi-a-Lukeni recebeu o título de manicongo (senhor do Congo) e passou a ser considerado o herói fundador do Congo.

.

 

.

O Reino do Congo passou a controlar um amplo território, a partir do palácio em Mbanza Congo, o centro do poder. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do reino do Congo era um rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres. No Congo, o comércio era intenso, com destaque especial para o ferro e o sal (raro e precioso).

Aldeias (lubatas) e cidades (mbanzas) pagavam tributos ao manicongo, que em troca, lhes oferecia proteção espiritual. Os tributos eram pagos em espécie (sorgo, vinho da palma, metais, frutas, gado, marfim e peles) e em dinheiro.  Moeda do Congo era o nzimbu, espécie de concha marinha pescada na ilha de Luanda. A exploração das conchas era monopólio do rei. O manicongo repartia parte dos bens arrecadados com os líderes de linhagens e das aldeias, estabelecendo uma aliança e um equilíbrio de poder no Reino.

 

 

BANTOS NO BRASIL

 

A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

 

PALAVRAS BANTAS

 

Berimbau: arco musical, instrumento indispensável na capoeira.

Caçula: o mais novo dos filhos ou dos irmãos.

Canjica: papa do milho-verde ralado a que se juntam leite de coco, açúcar, cravo e canela.

Carimbo: Selo, sinete, sinal público com que se autenticam documentos.

Cochilo: ato de cochilar.

Dendê: óleo vermelho obtido da palmeira dendê, utilizado na culinária.

Fubá: farinha de milho ou arroz.

Jiló: fruto do jiloeiro, de sabor amargo.

Moleque: menino, garoto, rapaz.

Quiabo: fruto do quiabeiro.

Quitute: petisco, iguaria de apurado sabor.

Samba: Dança e música popular brasileira.

 

OS IORUBÁS

 

Povos importantes na formação cultural do Brasil. Viveram nas terras da África ocidental. Os iorubas construíram uma civilização urbana, com cidades de ruas e avenidas retas e mercados movimentados. Principais cidades daquela época:

Ifé, Keto e Oió (Capital política).

 

POLÍTICA E ECONOMIA

 

Comércio forte, seus comerciantes (homens e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo, pimenta, marfim, noz- de- cola), objetos de couro, metal e marfim confeccionados por seus artesãos. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa.

 

Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas. Era o oni quem confirmava a autoridade dos líderes de outras cidades iorubas, como Keto e Oió. Apesar de compartilharem uma mesma língua e possuírem uma base cultural comum, os iorubas não chegaram a compor um Estado centralizado, as suas cidades eram cidades-Estado ou cidades-reino.

IORUBÁS NO BRASIL

 

Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador. Entre eles havia muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas, que foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano. Fizeram história e arte em solo brasileiro.

A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá; lá nasceram ou vivem alguns dos grandes nomes da música e das artes plásticas de matriz Iorubá. Na música: os blocos Olodum e Ilê Aiyê e a cantora Margareth Menezes. Nas artes plásticas: Emanoel  Araújo e Mestre Didi  (escultores) e

Carybé e Menelaw Sete, conhecido como Picasso do Brasil (pintores).

 


PRATICANDO

 

1.    Qual a área do Continente Africano?

2.    Que região esta ao sul do deserto  Saara? Faça um comentário a respeito desta região.

3.    Onde se formou o Império do Mali? Comente

4.    Quem eram os griôs? Comente

5.    Qual era a Império do Mali? Comente

6.    Quem  eram os bantos?

7.    Quais eram as habilidades dos congos?

8.    No Brasil onde é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá?

9.    Dentre tantas línguas africanas, quais estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil?

10. Cite sete palavras bantas? Escolha três e comente

11.  Faça um comentário sobre a politica e a economia iorubá.

12.  Quando Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos? Comente.

 

 

15 comentários:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    Questões
    1.
    2.
    3.
    4.
    5.
    6.
    7.
    8.
    9.
    10.
    11.
    12.

    ResponderExcluir
  2. 1 era sahal

    2 Saara divide o continente africano em duas partes, o Norte da África e a África Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel.

    3 ao norte do Rio niger

    4 eram povos que gostavam de compartilhar historias e conheçimento

    5 causar intrigues uns entre os outros

    6 arte de matriz ioruba pode ser vista em várias regiões do Brasil, mas o seu principal polo de irradiação é: a)

    7 Ainda segundo a autora, entre as línguas oeste-africanas, cujos principais representantes no Brasil foram as línguas da família kwa, destacaram-se no país os iorubás e os povos de línguas do grupo

    8 Berimbau Canjica Canjica Carimbo Cochilo Fubá Quitute

    9 e bem diferente conparada a politica do brasil

    10 no seculo XIX

    ResponderExcluir
  3. Caleb santana montenegro dos reis 7 ANOA

    ResponderExcluir
  4. Ivanildo Dos santos nonato
    Série 7 ano a

    1.A África e um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares. Por

    Ser o berço da humanidade e o lugar de origem dos ancestrais de milhões de brasileiros, a África e sua história têm grande importância para nós.

    2.Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. No Sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas

    3.no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali

    4.Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos. Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os griôs músicos e os cantores, que interpretavam e conservavam canções tradicionais; e havia, ainda, mulheres griôs, que faziam o mesmo que os griôs homens.

    5. o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

    6.Povos que viviam e ainda vivem, na África, ao sul do deserto do Saara, falam línguas aparentadas denominadas de bantas. Por volta de 1500 aC, os povos bantos partiram de onde é hoje a República de Camarões e deslocaram-se para o centro, o leste e o sul do continente africano. Este deslocamento durou cerca de 2500 anos. Domesticaram animais e plantas e conquistaram povos que viviam da caça e da pesca.

    7.poder. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do reino do Congo era um rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres. No Congo, o comércio era intenso, com destaque especial para o ferro e o sal (raro e precioso)

    8.arte de matriz ioruba pode ser vista em várias regiões do Brasil, mas o seu principal polo de irradiação é: a) Bahia

    9.Ainda segundo a autora, entre as línguas oeste-africanas, cujos principais representantes no Brasil foram as línguas da família kwa, destacaram-se no país os iorubás e os povos de línguas do grupo ewe-fon (apelidados de minas ou jejes, pelo tráfico

    10.Caçula: o mais novo dos filhos ou dos irmãos.

    Canjica: papa do milho-verde ralado a que se juntam leite de coco, açúcar, cravo e canela.

    Carimbo: Selo, sinete, sinal público com que se autenticam documentos.

    Cochilo: ato de cochilar.

    Dendê: óleo vermelho obtido da palmeira dendê, utilizado na culinária.

    Fubá: farinha de milho ou arroz.

    Jiló: fruto do jiloeiro, de sabor amargo.

    Moleque: menino, garoto, rapaz.

    Quiabo: fruto do quiabeiro.

    Quitute: petisco, iguaria de apurado sabor.

    Samba: Dança e música popular brasileira.

    11.Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador. Entre eles havia muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas, que foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano. Fizeram história e arte em solo brasileiro.

    12. iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador. Entre eles havia muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas, que foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano. Fizeram história e arte em solo brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Aluno(a): Ediliane Gesilene Silva de Souza
    Série: 7 ano A

    1.

    A África é um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.

    2.

    Ao sul do deserto Saara está o Sahel, uma faixa de terra
    que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho.
    O Sahel abrigava povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os
    Hauçás, entre outros.

    3.

    Entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali.

    4.

    Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo.
    No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos.
    Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes.
    Os griôs eram considerados sábios por causa de seus conhecimentos.

    5.

    O Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

    6.

    Povos que viviam e ainda vivem, na África, ao sul do deserto do Saara, falam línguas aparentadas denominadas de bantas.

    7.

    Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro.

    8.

    A Bahia.

    9.

    Línguas bantas.

    10.

    Quitute: Petiscos, iguarias de apurado sabor.

    Caçula: O mais novo dos filhos ou dos irmãos.

    Moleque: Menino, garoto, rapaz.

    11.

    A politica e a economia iorubá são bem diferente da politica e economia do brasil.

    12.

    Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, logo após a destruição da cidade de Oió.

    Os iorubas foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Christian Victor de oliveira
    Série: 7° ano A

    1. A África e um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares.

    2. Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. No Sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os Hauçás, entre outros. A extensa área habitada por eles era chamada de Sudão.

    3. Foi justamente no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

    4. Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos. Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os griôs músicos e os cantores, que interpretavam e conservavam canções tradicionais; e havia, ainda, mulheres griôs, que faziam o mesmo que os griôs homens.

    5.
    Contam os griôs que tudo começou com o príncipe de etnia mandinga chamado Sundiata Keita. Ele e seus guerreiros venceram os sossos, seus opressores, na batalha de Kirina, em 1235. E, depois de vencer também outros povos vizinhos, fundaram o Império do Mali.

    6. Os bantos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção.

    7. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro.

    8. A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá.

    9.
    A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10. Caçula, Canjica, Berimbau, Carimbo, Cochilo, Dendê, Moleque.

    • Caçula: o mais novo dos filhos ou dos irmãos.
    • Canjica: papa do milho-verde ralado a que se juntam leite de coco, açúcar, cravo e canela.
    • Dendê: óleo vermelho obtido da palmeira dendê, utilizado na culinária.

    11. Comércio forte, seus comerciantes (homens e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo, pimenta, marfim, noz- de- cola), objetos de couro, metal e marfim confeccionados por seus artesãos. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa.
    Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas.

    12. Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador.

    ResponderExcluir
  7. Nome Completo: Ana Júlia da Silva Vitaliano

    Série: 7° Ano "A"

    Questões

    1. A África é um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.

    2. Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. Nessa região viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os Hauçás, entre outros.

    3. No Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África.

    4. Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. Alguns eram professores particulares de grandes reis africanos, outros eram músicos e cantores.

    5. Foi um dos maiores e mais duradouros da história, situado entre os Rios Senegal e Níger. Seu rei era Sundiata Keita, no qual era convertido ao islamismo. Sundiata se preocupava muito em proteger o império dos ataques dos berberes; por isso, deslocou sua capital para Niani, ao sul do Mali.

    6. Eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção, falam línguas aparentadas denominadas de bantas.

    7. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do reino do Congo era um rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres. No Congo, o comércio era intenso, com destaque especial para o ferro e o sal (raro e precioso).
    Aldeias (lubatas) e cidades (mbanzas) pagavam tributos ao manicongo, que em troca, lhes oferecia proteção espiritual

    8. A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá; lá nasceram ou vivem alguns dos grandes nomes da música e das artes plásticas de matriz Iorubá.

    9.A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10. Berimbau, caçula, canjica, carimbo, cochilo, dendê, fubá, jiló, moleque, quiabo, quitute, samba.

    Caçula: É o mais novo dos filhos ou dos irmãos.

    Samba: É uma dança e música popular brasileira.

    Cochilo: Ato de cochilar, dormir um pouco.

    11. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa. Nela, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas. Era o oni quem confirmava a autoridade dos líderes de outras cidades iorubas, como Keto e Oió.

    12. Após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador. Entre eles havia muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas, que foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano. Fizeram história e arte em solo brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. Miguel Lopes de Medeiros

    1:30.370.000 km²

    2:O Saara divide o continente africano em duas partes, o Norte da África e a África SubSaariana.

    3:O Império do Mali se formou na parte superior do Rio Níger

    4:Os griots são contadores de história, cantores, poetas e musicistas da África Ocidental

    5:O Império do Mali foi um estado grande e rico que existiu na África ocidental do século XIII ao XVI.

    6:Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil

    7:Em menos de três anos, sua capacidade de trabalhar duro, suas habilidades de jogar grupos sociais uns contra os outros

    8:Bahia.

    9:Para se ter uma ideia, só a região banto compreende um grupo de 300 línguas

    10: 1. Dengo 2. Cafuné 3. Caçula 4. Moleque 5. Quitanda 6. Fubá 7. Dendê

    11:Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio.

    12:Graças ao fumo, Salvador tornar-se-ia a capital mundial do tráfico de escravos.

    ResponderExcluir
  9. Aluno:João da Silva Nascimento
    Serie:7ano A
    1.
    Mais de 30 milhões de metros quadrados
    2.
    O sahel ers uma area wue eles tiravam proveito do rio como transporte ...
    3.
    Enre o rio sahel e niger nas trras onde viviam os mandingas e foi ali que se formou o inperio mali

    4.
    Eram pessoas que ficavam incaregodos de presevar cutura e conhecimentos e caçoes
    5.amdinga um dos maiores impérios da historia da africa

    6.
    Povos queviviam e ainda vivem na região sul da africa do deserto do soara
    7.
    Um dominio da arte do ferro e da madeira
    8.
    Bahia

    9.
    A lingua dos bantas

    10.
    Berinbal caçula cangica carinbo cochilo dende fuba jilo

    11.
    Eta um commercio forte entre homens e mulheres da floresta

    12.
    1.830

    ResponderExcluir
  10. Nome: Adones Delfino Gomes Pereira
    Série: 7 Ano A

    1 A África é um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados

    2 ao sul do Saara está sahel uma faixa de terra que vai desde o Oceano Atlântico até o mar vermelho. no sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulos, os haucás, entre outros.

    3 foi em Sudão ocidental. um dos maiores e mais duradouros da história africana.

    4 os griõs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir os histórias,conhecimento e canções de seu povo. No passado, os Griõs eram procurados por muitos Réis Africano para trabalharem como professores particulares de seus filhos.

    5 o império do Mali,um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o império mandinga (ou do mali) chegou até nós através dos griõs.

    6 povos que viviam e ainda vivem,na África,ao sul do deserto do Saara,Falam línguas aparentadas denominadas de bantos.

    7 os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do Reino do Congo era um Rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres. No Congo,o comércio era intenso,com destaque especial para o ferro e o sal (Raro e preciosos). Aldeia (lubatas) e cidades (mbangos) pagavam tributos ao manicongo,que em troca,lhes oferecia proteção espiritual.

    8 a Bahia é o principal polo de irradiação do arte de matriz larubá.

    9 a maioria dos milhões de africano entrados no Brasil entre os séculos xvi é xix era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influência o português falado no Brasi.

    10 birimbau,caçula,canjica,carimbo,cochilo,dendê,fubá.

    Caçula: o mais novo dos filhos uo dos irmãos.

    Canjica: papa do milho-Verde ralado a que se juntam leite de Coco,açúcar,cravo e canela.

    Carimbo: selo,sinete,sinal público com que se autêntico documentos.

    11 comércio forte,seus comerciantes (homes e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em Canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo,pimenta,marfim,noz-de-cola) objetos de couro,metal e marfim confeccionados por seus artesãos.

    12 os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos,após 1830,quando os mulçulmanos destruíram a cidade de oió. entraram em grande número pelo Porto de Salvador.

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Rafael Carlos Vitaliano de Paula Serie:7°ano A

    1-A África é um continente com de 30 milhões de quilômetros quadrados,dezenas de Países e centenas de povos com culturais e línguas singulares.

    2-Ao sul do Saara está o Sahel,uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até Mar vermelho.No Sahel viviam povos negros chamados ,de Suda neses como os bombaras,as filas,os mandingas,os haucas,entre,outros.A extensa área habitada por eles chamada de Sudão.

    3- Foi no Sudão acidental, entre os rios Senegal e Níger,nas terras habitadas pelos mandingas,que se formou o império do Mali, uma das maiores e mais duradouras da história da África.Boa parte do que sabemos sobre o império Mandiga(ou do Mali)chegou até nós através dos griõs.

    4-Os griõs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griõs eram procurados por muitas Reis Africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos.Eles ensinavam arte ,conhecimento sobre as plantas,tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Havia os griõs músicos e os contadores de historia é também as mulheres griõs, que faziam o mesno que os griõs homens.

    5- Tudo começou com p príncipe de etnia Mandinga chamado Sundiata Keita,assim contam os griõs.Ele e seus guerreiros venceram os ossos, seus opressores na batalha de Mirian,em1235. E,depois de vencer também outros povos vizinhos, fundaram o império do Mali.

    6- Os ventos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção.

    7-Os contos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro.

    8-A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz ioribà.

    9-A maioria dos milhões de Africanos entrados no Brasil entre os séculos XIV e XIX era falante de línguas jantar. Estas línguas estão entre os que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10- caçula;canjica,Berimhau,carimbo,cochilo,dendê,moleque.
    Caçula o mais novo das filhas ou dos irmãos.
    Canjica papa de milho Verde ralado a que se une ao leite de cocô,açucar e canela.
    Dendê óleo vermelho obtido da palmeira,dendê,utilizado na culinária
    Jilò,fruto do jiloeiro.
    Moleque,menino garoto .
    Quiabo,fruto do quiabeiro
    Samba,dança e música popular brasileira.

    11- Os Iorubas foram trazidos para o Brazil como escravos, após 1830,quando os muçulmanos,destruíram a cidade de Pio.vieram pelo Porto de Salvador.E haviam muitos sacerdotes príncipes e líderes. Esses povos fizeram história e habilidades de artes no Brasil.


    12- A maioria entraram no Brasil entre os séculos XVI e XIX. E eram falantes de línguas bamtas.

    ResponderExcluir
  12. Bruno miguek de lima nonato 7anoA

    1.A África é um continente com de 30 milhões de quilômetros quadrados.


    2.ao sul do Saara está sahel uma faixa de terra que vai desde o Oceano Atlântico até o mar vermelho. no sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulos, os haucás, entre outros


    3.Foi no Sudão acidental, entre os rios Senegal e Níger,nas terras habitadas pelos mandingas,que se formou o império do Mali, uma das maiores e mais duradouras da história da África.


    4.os griõs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias,conhecimento e canções de seu povo.


    5.o império do Mali,um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o império mandinga (ou do mali) chegou até nós através dos griõs.


    6.Os bantos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção Do ferro, usado por eles para fazer instrumentos de trabalho e armas de guerra; isso os colocava em vantagem sobre os povos que desconheciam a técnica da metalurgia. As regiões ocupadas pelos bantos tornaram-se terras de agricultores que dominavam a metalurgia.


    7.os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do Reino do Congo era um Rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres.


    8.Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá; lá nasceram ou vivem alguns dos grandes nomes da música e das artes plásticas de matriz Iorubá. Na música: os blocos Olodum e Ilê Aiyê e a cantora Margareth Menezes. Nas artes plásticas: Emanoel  Araújo e Mestre Didi  (escultores) e Carybé e Menelaw Sete, conhecido como Picasso do Brasil (pintores).


    9.A maioria dos milhões de Africanos entrados no Brasil entre os séculos XIV e XIX era falante de línguas jantar. Estas línguas estão entre os que mais influenciaram o português falado no Brasil.


    10.birimbau,caçula,canjica,carimbo,cochilo,dendê,fubá.

    Caçula: o mais novo dos filhos uo dos irmãos.

    Canjica: papa do milho-Verde ralado a que se juntam leite de Coco,açúcar,cravo e canela.

    Carimbo: selo,sinete,sinal público com que se autêntico documentos


    11.comércio forte,seus comerciantes (homes e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em Canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo,pimenta,marfim,noz-de-cola) objetos de couro,metal e marfim confeccionados por seus artesãos


    12.Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador.

    ResponderExcluir
  13. 1. A África e um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares.

    2. Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. No Sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os Hauçás, entre outros. A extensa área habitada por eles era chamada de Sudão.

    3. Foi justamente no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

    4. Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos. Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os griôs músicos e os cantores, que interpretavam e conservavam canções tradicionais; e havia, ainda, mulheres griôs, que faziam o mesmo que os griôs homens.

    5.
    Contam os griôs que tudo começou com o príncipe de etnia mandinga chamado Sundiata Keita. Ele e seus guerreiros venceram os sossos, seus opressores, na batalha de Kirina, em 1235. E, depois de vencer também outros povos vizinhos, fundaram o Império do Mali.

    6. Os bantos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção.

    7. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro.

    8. A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá.

    9.
    A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10. Caçula, Canjica, Berimbau, Carimbo, Cochilo, Dendê, Moleque.

    • Caçula: o mais novo dos filhos ou dos irmãos.
    • Canjica: papa do milho-verde ralado a que se juntam leite de coco, açúcar, cravo e canela.
    • Dendê: óleo vermelho obtido da palmeira dendê, utilizado na culinária.

    11. Comércio forte, seus comerciantes (homens e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo, pimenta, marfim, noz- de- cola), objetos de couro, metal e marfim confeccionados por seus artesãos. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa.
    Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas.

    12. Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador.

    Aluno: Ana Klaùdia Lima Da Silva
    Série: 7° Ano A

    ResponderExcluir
  14. Marcelly rafaely dias de lima
    Série:7°Ano A

    Questões

    1. A África é um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.

    2. Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. Nessa região viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os Hauçás, entre outros.

    3. No Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África.

    4. Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. Alguns eram professores particulares de grandes reis africanos, outros eram músicos e cantores.

    5. Foi um dos maiores e mais duradouros da história, situado entre os Rios Senegal e Níger. Seu rei era Sundiata Keita, no qual era convertido ao islamismo. Sundiata se preocupava muito em proteger o império dos ataques dos berberes; por isso, deslocou sua capital para Niani, ao sul do Mali.

    6. Eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção, falam línguas aparentadas denominadas de bantas.

    7. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro. Segundo a tradição, o fundador do reino do Congo era um rei ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres. No Congo, o comércio era intenso, com destaque especial para o ferro e o sal (raro e precioso).
    Aldeias (lubatas) e cidades (mbanzas) pagavam tributos ao manicongo, que em troca, lhes oferecia proteção espiritual

    8. A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá; lá nasceram ou vivem alguns dos grandes nomes da música e das artes plásticas de matriz Iorubá.

    9.A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10. Berimbau, caçula, canjica, carimbo, cochilo, dendê, fubá, jiló, moleque, quiabo, quitute, samba.

    Caçula: É o mais novo dos filhos ou dos irmãos.

    Samba: É uma dança e música popular brasileira.

    Cochilo: Ato de cochilar, dormir um pouco.

    11. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa. Nela, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas. Era o oni quem confirmava a autoridade dos líderes de outras cidades iorubas, como Keto e Oió.

    12. Após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador. Entre eles havia muitos sacerdotes, príncipes, líderes políticos e artistas, que foram empregados, sobretudo, em trabalhos urbanos e domésticos, na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano. Fizeram história e arte em solo brasileiro.




    ResponderExcluir
  15. Adriano de Oliveira Pereira
    Série: 7° ano A

    1. A África e um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, dezenas de países e centenas de povos com culturas e línguas singulares.

    2. Ao sul do Saara está o Sahel, uma faixa de terra que vai desde o oceano Atlântico até o Mar Vermelho. No Sahel viviam povos negros chamados, genericamente, de sudaneses, como os bambaras, os fulas, os mandingas, os Hauçás, entre outros. A extensa área habitada por eles era chamada de Sudão.

    3. Foi justamente no Sudão ocidental, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o Império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o Império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através dos griôs.

    4. Os griôs eram indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos e canções de seu povo. No passado, os griôs eram procurados Por muitos reis africanos para trabalharem como professores particulares de seus filhos. Eles ensinavam arte, conhecimento sobre as plantas, tradições, história e davam conselhos aos jovens príncipes. Além dos griôs contadores de histórias, havia também os griôs músicos e os cantores, que interpretavam e conservavam canções tradicionais; e havia, ainda, mulheres griôs, que faziam o mesmo que os griôs homens.

    5.
    Contam os griôs que tudo começou com o príncipe de etnia mandinga chamado Sundiata Keita. Ele e seus guerreiros venceram os sossos, seus opressores, na batalha de Kirina, em 1235. E, depois de vencer também outros povos vizinhos, fundaram o Império do Mali.

    6. Os bantos eram povos agricultores e tinham o domínio da técnica de produção.

    7. Os congos conheciam técnicas apuradas de fusão do ferro.

    8. A Bahia é o principal polo de irradiação da arte de matriz iorubá.

    9.
    A maioria dos milhões de africanos entrados no Brasil entre os séculos XVI e XIX era falante de línguas bantas. Estas línguas estão entre as que mais influenciaram o português falado no Brasil.

    10. Caçula, Canjica, Berimbau, Carimbo, Cochilo, Dendê, Moleque.

    • Caçula: o mais novo dos filhos ou dos irmãos.
    • Canjica: papa do milho-verde ralado a que se juntam leite de coco, açúcar, cravo e canela.
    • Dendê: óleo vermelho obtido da palmeira dendê, utilizado na culinária.

    11. Comércio forte, seus comerciantes (homens e mulheres) circulavam por terra e pelos rios da região em canoas carregada de produtos da floresta (pele de leopardo, pimenta, marfim, noz- de- cola), objetos de couro, metal e marfim confeccionados por seus artesãos. Na cidade de Oió, havia bairros especializados em curtume, serralheria e fundição. Ifé era a cidade sagrada dos iorubas, capital religiosa.
    Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas.

    12. Os iorubas foram trazidos para o Brasil como escravos, após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió. Entraram em grande número pelo porto de Salvador

    ResponderExcluir