Expansão marítima portuguesa
A expansão marítima portuguesa
foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma
encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo.
Os portugueses foram os primeiros europeus a
se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No
presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao
empreendimento das Grandes Navegações foi à progressiva participação
lusitana no comércio europeu no
século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu
nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no
século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro
reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do
fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da
burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes
Navegações.
Estudiosos como Diegues (2010), Tengarrinha (2001) e
Silva (1989) que analisaram Portugal nos séculos XV e XVI, afirmaram
também que os portos de boa qualidade que eram existentes no país influenciaram
bastante no processo do pioneirismo português. Outro motivo não menos
fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento
português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres,
sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).
A Escola de Sagres foi consolidada na residência de D.
Henrique e se tornou uma referência para estudiosos como cosmógrafos,
cartógrafos, mercadores, aventureiros entre outros. Iniciando o processo de
conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta,
considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima.
O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam
alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo
africano. Desta maneira, Portugal foi conquistando várias concessões na África.
No ano de 1488, Bartolomeu Dias, navegador português, havia conseguido
chegar ao Cabo da Boa Esperança, provando para o mundo que existia uma passagem
para outro oceano. Finalmente, no ano de 1498, o navegador português Vasco da Gama alcançou
as Índias; em 1500, outro navegador lusitano, Pedro Álvares Cabral,
deslocou-se com uma grande frota de embarcações para fazer comércio com o
Oriente, acabou chegando ao chamado ‘Novo Mundo’ - o continente americano.
Com o desenvolvimento dos estudos marítimos (Escola de
Sagres), os portugueses se tornaram grandes comerciantes, prosperando e
produzindo novas embarcações e formando grandes navegadores. Portugal se
transformou em um dos mais importantes entrepostos (armazém de depósito de
mercadorias - que esperam comprador ou que se vão reembarcar) comerciais
durante as Grandes Navegações Marítimas.
1. Quem foram os
primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas,
nos séculos XV e XVI?
2. Quem é considerado o primeiro Estado Nacional da história da Europa?
3. Qual era o principal
objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar?
4. Quais fatores contribuíram
para Portugal ser o pioneiro nas grandes expedições marítimas?
5. Quem foi o fundador da
Escola de Sagres?
6. Que navegador português conseguiu chegar ao Cabo da
Boa Esperança?
7.
“Em 1500, outro navegador lusitano, Pedro Álvares Cabral, deslocou-se
com uma grande frota de embarcações para fazer comércio com o Oriente, acabou
chegando ao chamado ‘Novo Mundo’ - o continente americano”.
A questão 7 é
para marcar certo ou errado
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MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
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Série:
QUESTÕES
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Aluna: Ana Júlia da Silva Vitaliano.
ResponderExcluirSérie: 7° Ano "A"
1. Os portugueses.
2. Portugal.
3. Era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.
4. Os portos de boa qualidade que eram existentes no país e o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).
5. D. Henrique.
6. Bartolomeu Dias.
7. Certo.