Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CAPIM 7º ANO GEOGRAFIA 21/10/2021

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: Geografia

Professor: Luiz Cláudio

Série: 7º Ano

Aluno:______________________________________________________

 

O ESPAÇO SOCIOECONÔMICO NORDESTINO

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

 

Ao longo da história, o Nordeste passou por diversas transformações econômicas, com destaque para o século XX, quando a região sofreu o seu maior declínio, sendo considerada uma “região problema” e tornando-se uma grande fornecedora de mão de obra barata, sobretudo para o Sudeste brasileiro.

Apesar disso, a região apresenta uma diversificada atividade econômica, que vem se acelerando nos últimos anos, fato que contribui decisivamente para o melhor desenvolvimento local. Esse fato está relacionado à recente tendência de migração de indústrias, antes localizadas no Sudeste, para o Nordeste, uma prática cada vez mais recorrente.

 

A região nordeste é dividida em quatro sub-regiões (zona da mata, agreste, sertão e meio norte).


A Zona da Mata, região litorânea e a mais desenvolvida e industrializada do nordeste, na qual se encontram os principais centros urbanos.

Além do turismo, essa sub-região apresenta práticas relacionadas à produção de açúcar, à produção de petróleo no Recôncavo Baiano e à monocultura do cacau. Trata-se da área com mais intensidade de industrialização atualmente.

Na zona da mata a atividade industrial é diversificada, há extração de minérios que de forma estratégica geralmente provoca a instalação de empresas nas proximidades das jazidas, outro fator extremamente importante está no sistema de transporte, que na essência da industrialização se insere de forma fundamental no transporte de mercadorias e matéria prima.

Como a sub-região é mais desenvolvida faz-se necessário a instalação de infraestrutura com a finalidade de dar ritmo e dinamismo à circulação de mercadorias, capitais, matéria prima e pessoas. A sub-região também se insere na produção agropecuária que na maioria das vezes está envolvida na monocultura de exportação.

Nota-se que o Nordeste possui práticas econômicas e níveis sócios estruturais com bastante diversidade, herança do seu passado colonial. Atualmente, apesar dos problemas relacionados à seca e à miséria, observa-se uma nítida expansão industrial em curso nessa região.

 

No Agreste, localizado em trechos dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, existem algumas atividades relacionadas à agricultura. No entanto, a principal atividade econômica é o turismo.

Assim sendo, o agreste apresenta atividades econômicas, então, vinculadas à produção primária, mais precisamente a agricultura e pecuária. O agreste tem característica propícia à policultura, como mandioca, batata, banana etc., e criação de animais, como bovinos e caprinos. A realização do trabalho é tradicional e rudimentar, praticamente não se usa tecnologia e a produtividade é baixa, como a produção da zona da mata é destinada à exportação quem fornece alimentos a ela é o agreste.

 

Na área do Sertão nordestino, que abrange a porção leste do Piauí e a maior parte dos estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, a principal prática econômica é a pecuária extensiva, além de algumas atividades agrícolas realizadas nas áreas dos brejos, locais relativamente úmidos no meio do semiárido sertanejo.

Portanto, a agropecuária, na maioria das propriedades é realizada a criação de gado e de caprinos, o primeiro não é tão difundido por ser um animal de grande porte que requer uma quantidade maior de recursos como água, pastagens, pois por ser uma área de clima semiárido e que sofre grandes períodos de seca fica difícil o desenvolvimento da criação, já o segundo obtém mais êxito por ser animais menores e de melhor adaptação às situações adversas impostas pelas condições climáticas, o sertão possui um plantel de 9 milhões de cabeças de caprinos. Na agricultura desenvolve-se em forma de subsistências, ou seja, produção de alimentos para o consumo familiar.

O sertanejo sofre, ano após ano, os males provocados pela seca, assim não consegue produzir a sua alimentação na prática de subsistência.

 

Na sub-região do Meio Norte, que abrange todo o estado do Maranhão e a porção oeste do Piauí, a atividade econômica predominante é o cultivo de algodão, cana-de-açúcar e arroz.

É importante destacar que, essa é uma sub-região de transição entre o nordeste e o norte. As características econômicas estão ligadas às atividades rural, extrativista e pastoril. No entanto o sul do Maranhão já está inserido no mapa da soja, no qual muitos gaúchos (que para lá migraram) desenvolvem a cultura, a produção dessas áreas é mecanizada em grandes latifúndios. Um ponto importante no Maranhão, no contexto da soja, é a estratégia geográfica para o escoamento até os portos em São Luiz, capital do Maranhão.

Além disso, merece destaque o complexo minero-metalúrgico associado ao Programa Grande Carajás, que realiza a prática da mineração da Serra dos Carajás voltada à exportação.

Praticando Ensino-Aprendizagem

 

1.    Quais são as principais atividades que marcam a economia do Nordeste

2.    Cite as sub-regiões da Região Nordeste?

3.    Qual é o nome da sub-região de transição do Nordeste?

4.    A área do Sertão nordestino abrange quais estados?

5.    Qual é a principal prática econômica do Sertão nordestino?

6.    Quais são as atividades econômicas apresentadas no Agreste?

7.    Ao longo da história, o Nordeste passou por diversas transformações econômicas, com destaque para o século XX, quando a região sofreu o seu maior declínio, sendo considerada uma “região problema” e tornando-se uma grande fornecedora de mão de obra barata, sobretudo para o Sudeste brasileiro”.

 

A questão 7 é para marcar Certo ou Errado

          (        ) Certo     (       ) Errado

2 comentários:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    QUESTÕES
    1.
    2.
    3.
    4.
    5.
    6.
    7.

    ResponderExcluir
  2. Escola municipal maria Isabel dantas-Extremoz/Rn-capim

    Professor:Luiz Cláudio

    Disciplina:geografia

    Serie:7 ano

    Aluno:pedro Henrique da silva barbalho

    1.quais são as principais atividades que marcam a economia do Nordeste.
    Professor=São agricultura pecúaria produção de mercadorias inpustria lizadas da
    Lizadas e o turismo

    2.cite sub-região da região Nordeste?
    Resposta=Zona da mata,agreste,sertão e meio recorrente.

    3.qual é o nome da sob-região de trasnsição do Nordeste?
    Professor=o agreste é a área de transição entre a zona da mata umida e cheia de brejos e o sertas semiáririso

    4.a área do sertão nordestino abrange quais estados?
    Resposta=São alagoas,bahia,ceara paraiba,permabugo piaui rn e sergipe.

    5.qual é a principal prática econômica do sertão nordestino?
    Resposta=no setão é a atividade pecuária(criação de animais ocupa um lugar de destaque é aprincipal atividade economica.

    6.quais são as atividades econômicas apresentadas no agreste?
    Resposta= Agricultura no entando a pricipal atividade économica é o

    7."ao longo da história,o Nordeste passou por diversas transformações econômicas,com destaque para o século xx,quando a região sofreu o seu maior declínio,sendo considerada uma "região problema" e tornando-se uma grande fornecedora de mão de obra barata,sobretudo para o sutesde brasileiro "

    ( x ) ( )

    ResponderExcluir