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quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ AVALIAÇÃO 7º ANO

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________

Série:   7º ano              Turno: Matutino          A ÁFRICA NO BRASIL

Cultura afro-brasileira é toda a manifestação cultural realizada no Brasil com influência ou tradição africana. O Brasil é um dos países com maior influência africana, já que são mais de 4 milhões de homens afrodescendentes.

Ela é fundamento e riqueza deste nosso país altamente miscigenado culturalmente. Sua presença é tão forte e fundamental que cada dia mais se faz necessário conhece-la e difundi-la, promovendo o respeito e a integridade. Vamos analisar um pouco nossa relação com a cultura afro-brasileira. Por exemplo, vamos observar o uso que fazemos da palavra “escravo”. É comum ouvirmos e lermos diversas vezes que “escravos foram trazidos da África” ou que “o Brasil foi culturalmente influenciado pelos escravos”.  Seria mais correto usarmos os termos “africanos”, pois a usar a palavra escravo, dá a impressão de ser natural o que era uma condição forçada naquele momento. No período colonial, os africanos escravizados por Portugal foram trazidos de algumas regiões específicas da África, os Bantos, vinham de Angola, Congo e Moçambique, enquanto os Sudaneses vinham da região ocidental do continente africano, do Sudão e da Costa da Guiné. A povoação do território brasileiro pelos africanos foi mais intensa na Bahia, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os navios negreiros também eram conhecidos com “tumbeiros” pois muitos africanos morriam na viagem devido às péssimas condições em que eram transportados.  Nas maiores embarcações, o número de negros transportados, em condições deploráveis, chegava a 400, e eram separados em homens, mulheres, crianças e mulheres grávidas.  No período em que o comércio de escravos foi permitido, calcula-se que só o Brasil teve em torno de 4 milhões de africanos escravizados no seu território. Duas vezes a população de Curitiba, em números de hoje. Chegando aqui, seus costumes foram duramente reprimidos, mas não foram sufocados por completo. A comunidade negra mesmo escravizada mantinha algumas de suas práticas culturais e tradições.  Esses costumes, como a maneira de preparar alimentos, danças, músicas e rituais religiosos são hoje parte integrante da diversidade da cultura brasileira. Você sabia que o Brasil foi o último país a libertar os escravos? Sabe aquela imagem da Princesa Isabel, assinando a Lei Áurea, e os milhares de escravos sendo libertados felizes das senzalas, fazendas e canaviais? Pois é, isso é coisa de novela, não foi bem assim. Muito antes da Abolição, no ano de 1850, por pressão da Inglaterra, foi assinada a Lei Eusébio de Queirós, nome do ministro que pôs fim ao tráfico internacional de escravos para o Brasil. Em 1870, surgem as primeiras manifestações abolicionistas no país, e no ano seguinte, José Maria da Silva Paranhos - o Visconde do Rio Branco - promulga a Lei do Ventre Livre, que dá liberdade aos filhos e filhas de escravos nascidos a partir daquela data. E em 1885 é sancionada a lei Saraiva-Cotegipe, popularmente conhecida como a Lei dos Sexagenários, que libertava escravos com idade maior de 60 anos e compensava seus proprietários. Lógico que essa lei foi pouco útil, e muito criticada pelos que defendiam a libertação dos escravos, pois poucos chegavam a essa idade. Em 1888, a Lei Áurea foi assinada. A maioria das nações já tinha abolido a escravidão, o movimento abolicionista já era intenso no país, e o Brasil foi o último país americano a libertar seus escravos. A aceitação dos Costumes dos Africanos. Os costumes e crenças dos africanos não eram aceitos socialmente, mesmo após a Abolição. Aliás, após a lei Áurea, os africanos sofreram com a condição inferiorizada que foi imposta pela sua falta de estudos ou de profissão. Seus costumes somente passaram a ser aceitos como parte da diversidade da nossa cultura nacional no século XX, mais especificamente nos anos 30, no governo de Getúlio Vargas. 

1.       Qual a ideia central do texto?

2.       O que é cultura afro-brasileira?

3.       Explique por que não havia aceitação dos Costumes dos Africanos no Brasil?

4.       A Lei Áurea libertou de fato todos os escravos? Explique

5.        Onde aconteceu a povoação mais intensa de africano no território brasileiro? Explique

 

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