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quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ AVALIAÇÃO 8º ANO

 ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________

Série:   8º ano              Turno: Matutino 

Parte I

 Texto I

 Os colonizadores de Jamestown [ primeiro assentamento inglês estabelecido na América], quase todos os homens, vieram por uma razão: buscar fortuna, que eles esperavam conseguir na mineração do ouro. Em contraste, os peregrinos, [que fundaram Plymouth, o segundo assentamento inglês na américa] em grupo familiares, procuravam preservar sua cultura enquanto eram livres para praticar sua religião. Os aventureiros de Jamestown não encontraram muito ouro, mas descobriram que as terras inundáveis da Virgínia eram um ótimo lugar para cultivar tabaco, o novo vício dos sofisticados homens ingleses. Para trabalhar nessa lavoura, que exigia trabalho intensivo, em 1619, eles trouxeram os primeiros escravos africanos para a América Inglesa. Os peregrinos também possuíam escravos, mas eles nunca tiveram uma economia que exigisse um grande número de trabalhadores do campo. Assim, os agricultores livres de colônia de Plymouth se tornaram exemplos para a emergente colônia norte americana.

 The Story of Jamestown, four centuries later. The New York Time, agosto 2021. Disponível em www.nytimes.com

1. Segundo o texto, dois grupos diferentes fundaram os primeiros núcleos de povoamento na América Inglesa. Que grupos eram esses?

2. Que atividades econômicas os colonos desenvolveram em Jamestown? Qual era a mão de obra utilizada nesse trabalho?

3. Que razões levaram os peregrinos a fundar Plymouth? Segundo o texto, de que forma os colonos se organizavam economicamente?

4. A que conclusão o autor chegou depois de comparar os dois núcleos de povoamento da América Inglesa?

 

 Texto I I

As mulheres tiveram muitos papéis na Revolução Francesa, incluindo líderes políticas, ativistas e intelectuais. O movimento feminista emergiu em Paris como parte de uma ampla demanda por reformas sociais e políticas. Essas mulheres exigiam igualdade aos homens e depois passaram a exigir o fim da dominação masculina. Seu principal veículo de agitação eram panfletos e clubes de mulheres, especialmente a Sociedade das Mulheres Republicanas Revolucionárias. No entanto, o elemento jacobino no poder aboliu todos os clubes de mulheres em outubro de 1793 e prendeu seus líderes. O movimento foi esmagado. A década seguinte confirmou e perpetuou o status de segunda classe das mulheres com o Código Napoleônico.

  1. Qual a ideia central do texto?

 2. Quais papéis as mulheres desmpenharam na Revolução Francesa?

 3. Em todos os eventos, que aconteceram no planisfério terreal, as mulheres sempre particparam de forma direta ou indireta. Comente a afirmação

Parte II

 Manifesto das mulheres de Goiana

 Queridas compatriotas

O imperador que soube de tal arte de iludir-nos que chegamos a adorá-lo como Fundador e Defensor da Liberdade [...] traindo a nossa confiança [...] tirou finalmente a máscara hipócrita com que se disfarçava e fez ver em toda a caridade que, se nos embalava com a Independência, era para mais facilmente [...] nos escravizar [...]. A dissolução da Augusta Assembleia Nacional à força de artilharia e baionetas, e a prisão do nosso imortal Compatriota o Sr. Barata, são atentados[...] que nenhuma que nenhuma dúvida deixa [...]. Todos os seus atos posteriores o confirmarão, e tendem ao mesmo fim, o de escravizar-nos.  [...] Alguém poderá tachar-nos de nos intrometermos em política, por ser matéria alheia do nosso sexo: isso responderemos [...] não somos nós mães e esposas? E queremos acaso ser mães e esposas de escravos? [...] As Brasileiras [...] são sensíveis [...] à honra[...]e a glória de concorrerem para a liberdade e salvação da Pátria, pelas quais não duvidam arriscar as próprias vidas, preferindo a morte à escravidão.

                                                                                         Goiana, 10 de fevereiro de 1824.

BERNARDES, Denis A.de Mendonça.  A gente ínfima do povo e outras gentes na Confederação do Equador. In: DANTAS, Monica Duarte (org.). Revoltas, motins, revoluções: homens livres, pobres e libertos no Brasil do século XIX. São Paulo: Alameda, 2001. p. 153-154.

 

Goiana: Cidade pertencente a Pernambuco

Compatriota: Termo usado para pelos rebeldes de 1824 para se autodenominarem.  

 

Praticando o Ensino-Aprendizagem

 

1.       De que forma D. Pedro I foi descrito nesse documento de época?

2.       Que atos de D. Pedro I as autoras do manifesto citam para justificar a descrição que dele fazem?

3.       Com que argumentos elas se defendem de possíveis críticas por se intrometerem em política, que, na época, era considerada matéria alheia ao sexo feminino?   

Um comentário:

  1. MODELO DE POSTAGEM
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    PARTE I
    TEXTO I
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    TEXTO II
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    PARTE II
    MANIFESTO DAS MULHERES DE GOIANA
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