ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ
Disciplina: História
Professor: Luiz Cláudio
Aluno: _____________________________________________________________
Série: 8º ano Turno: Matutino
Parte I
Os colonizadores de Jamestown [ primeiro
assentamento inglês estabelecido na América], quase todos os homens, vieram por
uma razão: buscar fortuna, que eles esperavam conseguir na mineração do ouro.
Em contraste, os peregrinos, [que fundaram Plymouth, o segundo assentamento
inglês na américa] em grupo familiares, procuravam preservar sua cultura
enquanto eram livres para praticar sua religião. Os aventureiros de Jamestown
não encontraram muito ouro, mas descobriram que as terras inundáveis da
Virgínia eram um ótimo lugar para cultivar tabaco, o novo vício dos
sofisticados homens ingleses. Para trabalhar nessa lavoura, que exigia trabalho
intensivo, em 1619, eles trouxeram os primeiros escravos africanos para a
América Inglesa. Os peregrinos também possuíam escravos, mas eles nunca tiveram
uma economia que exigisse um grande número de trabalhadores do campo. Assim, os
agricultores livres de colônia de Plymouth se tornaram exemplos para a
emergente colônia norte americana.
The Story of Jamestown, four centuries later.
The New York Time, agosto 2021. Disponível em www.nytimes.com
1.
Segundo o texto, dois grupos diferentes fundaram os primeiros núcleos de
povoamento na América Inglesa. Que grupos eram esses?
2.
Que atividades econômicas os colonos desenvolveram em Jamestown? Qual era a mão
de obra utilizada nesse trabalho?
3.
Que razões levaram os peregrinos a fundar Plymouth? Segundo o texto, de que
forma os colonos se organizavam economicamente?
4.
A que conclusão o autor chegou depois de comparar os dois núcleos de povoamento
da América Inglesa?
Texto I
I
As
mulheres tiveram muitos papéis na Revolução Francesa, incluindo líderes
políticas, ativistas e intelectuais. O movimento feminista emergiu em Paris
como parte de uma ampla demanda por reformas sociais e políticas. Essas
mulheres exigiam igualdade aos homens e depois passaram a exigir o fim da
dominação masculina. Seu principal veículo de agitação eram panfletos e clubes
de mulheres, especialmente a Sociedade das Mulheres Republicanas
Revolucionárias. No entanto, o elemento jacobino no poder aboliu todos os
clubes de mulheres em outubro de 1793 e prendeu seus líderes. O movimento foi
esmagado. A década seguinte confirmou e perpetuou o status de segunda classe das
mulheres com o Código Napoleônico.
2. Quais papéis as mulheres
desmpenharam na Revolução Francesa?
3. Em todos os eventos,
que aconteceram no planisfério terreal, as mulheres sempre particparam de forma
direta ou indireta. Comente a afirmação
Parte II
O imperador que soube de tal arte de
iludir-nos que chegamos a adorá-lo como Fundador e Defensor da Liberdade [...]
traindo a nossa confiança [...] tirou finalmente a máscara hipócrita com que se
disfarçava e fez ver em toda a caridade que, se nos embalava com a
Independência, era para mais facilmente [...] nos escravizar [...]. A
dissolução da Augusta Assembleia Nacional à força de artilharia e baionetas, e
a prisão do nosso imortal Compatriota o Sr. Barata, são atentados[...] que
nenhuma que nenhuma dúvida deixa [...]. Todos os seus atos posteriores o
confirmarão, e tendem ao mesmo fim, o de escravizar-nos. [...] Alguém poderá tachar-nos de nos
intrometermos em política, por ser matéria alheia do nosso sexo: isso
responderemos [...] não somos nós mães e esposas? E queremos acaso ser mães e
esposas de escravos? [...] As Brasileiras [...] são sensíveis [...] à honra[...]e
a glória de concorrerem para a liberdade e salvação da Pátria, pelas quais não
duvidam arriscar as próprias vidas, preferindo a morte à escravidão.
Goiana, 10 de fevereiro de 1824.
BERNARDES,
Denis A.de Mendonça. A gente ínfima do
povo e outras gentes na Confederação do Equador. In: DANTAS, Monica Duarte
(org.). Revoltas, motins, revoluções: homens livres, pobres e libertos no
Brasil do século XIX. São Paulo: Alameda, 2001. p. 153-154.
Goiana: Cidade pertencente a Pernambuco
Compatriota: Termo usado para pelos rebeldes de
1824 para se autodenominarem.
Praticando o Ensino-Aprendizagem
1.
De
que forma D. Pedro I foi descrito nesse documento de época?
2.
Que
atos de D. Pedro I as autoras do manifesto citam para justificar a descrição
que dele fazem?
3.
Com
que argumentos elas se defendem de possíveis críticas por se intrometerem em
política, que, na época, era considerada matéria alheia ao sexo feminino?
MODELO DE POSTAGEM
ResponderExcluirALUNO:
SÉRIE:
PARTE I
TEXTO I
1.
2.
3.
4.
TEXTO II
1.
2.
3.
PARTE II
MANIFESTO DAS MULHERES DE GOIANA
1.
2.
3.