Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ AVALIAÇÃO 9º ANO

 ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS–CAPIM/ EXTREMOZ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________

Série:   9º ano              Turno: Matutino 

Parte I

 OS PROBLEMAS DA POLÍTICA BRASILEIRA

A Política Brasileira possui problemas que são estruturais e estão há muito tempo acompanhando-a. Segundo os cientistas políticos Bruno Garschagen e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, alguns dos principais problemas são: patrimonialismo: políticos agem como se os bens públicos fossem deles mesmos. Essa confusão de tratar a coisa pública como bem privado é o que constitui o patrimonialismo. Como se sentem donos, eles usam da máquina para favorecer pessoas próximas, favorecerem-se e conseguir vantagens nada republicanas. Corrupção: é um dos maiores problemas da política brasileira. É possível encontrar em todas as esferas de governo e acontece quando o servidor público fere a legalidade para conseguir uma vantagem para si ou para alguém. Gasto exagerado de dinheiro públicoEm 2019, o STF aprovou o uso de R$ 491.000.000,00 para comprar lagostas e vinhos. Esse é um exemplo de como o dinheiro público é usado de maneira irracional para conceder privilégios a poucos. Ineficiência: a educação brasileira e a saúde pública são exemplos de como o Estado Brasileiro vem falhando em prestar serviços de qualidade à população. Além disso, a burocracia exagerada do Estado torna lento todo processo de melhoria. Violência: confrontar determinados políticos no Brasil é perigoso. Não são poucos os exemplos de assassinatos evidentemente políticos ou suspeitos. Segundo o jornal Dia, entre 2005 e 2015, 20 políticos foram assassinados no Rio de Janeiro. - Algumas pessoas suspeitam que o jurista Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato, foi assassinado. Ele morreu em uma queda de avião em 2017. 

Corrupção na Política Brasileira

 

O Índice de Percepção de Corrupção 2021 colocou o Brasil na 96ª posição em um ranking com 180 países, sendo a 1ª posição a de país menos corrupto e a 180ª posição a de país mais corrupto. O Brasil obteve a nota 38, o que está abaixo da média global. Isso mostra que o país é mais corrupto e menos transparente que grande parte dos demais. Esses dados servem para reforçar a opinião geral do povo de que a política brasileira é corrupta. Esse problema vem de tempos atrás e é possível identificar casos de corrupção já no Brasil Colônia. Na Primeira República, a prática de voto de cabresto e compra de votos era algo generalizado. Durante a construção de Brasília empreiteiras conseguiram vantagens ilegais. Na Ditadura Militar o governo corrompia o sistema para dar um ar de legalidade à perseguição aos seus inimigos políticos. Hoje em dia, na chamada Nova República, a corrupção ainda existe. O primeiro presidente eleito por votos diretos caiu após uma crise instaurada por envolvimento em corrupção.

Praticando Ensino-aprendizagem

1.       Quais são os problemas estruturais que o texto evidencia a respeito da política brasileira?

2.       Dos problemas estruturais apresentados no texto destaque um e comente.

3.       Por que a política brasileira é corrupta? Faça um comentário.

 Parte II

REVOLUÇÕES NA ÁSIA

 REVOLUÇÃO CHINESA

A guerra entre os comunistas na China e os nacionalistas (capitalistas) estendia-se desde a década de 1920, sendo interrompida por conta da invasão japonesa na década de 1930. Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, o conflito foi retomado e os comunistas liderados por Mao Tsé-Tung, conseguiram derrotar os nacionalistas. Em 1949, a China converteu-se em uma nação comunista, e os Estados Unidos passaram a intervir mais abertamente na Ásia para impedir que outros países fossem influenciados pela China.

GUERRA DA COREIA

A Coreia foi ocupada e dividida por americanos e soviéticos, no final da Segunda Guerra Mundial, e dessa divisão nasceram duas nações: a Coreia do Norte, comunista, e a Coreia do Sul, capitalista. Essa divisão resultou em uma guerra iniciada em 1950, quando os norte-coreanos invadiram a Coreia do Sul com o objetivo de conquistá-la e de reunificar as Coreias.

Os sul-coreanos lutaram com o apoio aberto dos Estados Unidos que chegaram, inclusive, a enviar soldados para participar dessa guerra. Em 1953, um armistício (tratado de paz) foi assinado entre os dois lados, e a divisão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte permanecem existindo até hoje.

GUERRA DO VIETNÃ

Outro símbolo da interferência norte-americana na geopolítica da Ásia durante a Guerra Fria foi o Vietnã. Esse país era uma antiga colônia francesa que conquistou sua independência após uma guerra de oito anos de duração (os EUA apoiaram os franceses). Depois desse conflito, o país dividiu-se em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, sendo os primeiros influenciados pelo comunismo e os segundos, pelo capitalismo.

A Guerra do Vietnã teve início em 1959, e a entrada dos Estados Unidos nesse conflito aconteceu em 1965. O envolvimento americano na guerra foi extremamente impopular na sociedade norte-americana, teve um peso altíssimo para a economia do país e matou milhares de jovens americanos, além de ter resultado em enorme barbárie no país asiático. Em 1973, as tropas norte-americanas foram retiradas do Vietnã e, em 1976, os comunistas venceram a guerra e reunificaram o país.

 Praticando Ensino-Aprendizagem

1.Quais grupos estavam envolvidos na Revolução Chinesa?

2.Quem liderava os comunistas na China?

3.Depois que a China se converteu em uma nação comunista, qual medida os Estados Unidos tomaram?

4.    A Coreia foi ocupada e dividida por americanos e soviéticos, no final da Segunda Guerra Mundial, e dessa divisão nasceram duas nações. Cite-as.

5.Quando teve início a Guerra do Vietnã? Quando essa Guerra acabou?

6.Qual a sua opinião a respeito de guerras?

Um comentário: