TEXTO I
DA
DIALÉTICA À LÓGICA
A lógica nasceu no ambiente das acaloradas discussões
dialéticas na Academia de Platão. Ora, a dialética não dispõe dos métodos do
professor que expõe um assunto um nem dos sábios, criador da ciência. A dialética
é um diálogo, em que um interlocutor submete a outro uma tese para ser
examinada por meio de perguntas, cada uma das quais deve ser respondida com um
sim ou não. [...] Aristóteles abandonou esse projeto, embora mantivesse a dialética
como exercício indispensável nas disputas de opiniões [...]. Deu-se conta de
que a necessidade com que se deduzem as consequências de teses apresentadas era
inteiramente independente do conteúdo discutido. Ou seja, o professor que
expõe, a dialética que discute o orador que persuade, qualquer que seja a
diferença de seus pontos de partida e os conteúdos com que trabalham, utilizam
um raciocínio de tipo rigoroso: o silogismo, ou seja, o processo que faz o pensamento
ver a união de um predicado ou de um atributo a um sujeito quando essa união
mão esta dada imediatamente. Aristóteles julgou que era lícito, portanto,
estudar as formas do raciocínio, no qual, uma vez postas certas coisas resulta
necessariamente numa outra que depende da primeira. Esse estudo tornou-se
objeto da analítica.
BRÉHIER,
Émile. História da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou. 1977. Tomo I p.142 e 147.
Com base no texto I responda as questões 1, 2, 3.
1.
Por que o autor
do texto afirma que a dialética é um diálogo? Explique com suas próprias
palavras.
2.
Por que Aristóteles julgou que era lícito,
estudar as formas do raciocínio? Explique com suas próprias palavras.
3.
Quem foi Aristóteles?
TEXTO
II
A LÓGICA
Toda ciência tem sua Matéria: é este o objeto cujas
leis ela investiga. Assim, a matéria da Geometria são as figuras extensas; o da
Astronomia são os astros; o da Biologia, os fenômenos da vida; o da psicologia,
os fenômenos psíquicos. Toda ciência também ter uma Forma: é o conjunto dos processos
que ela põe em prática a fim de chegar a conhecer as leis do objeto particular
do seu estudo. [...]
Mas estas diversas formas das diferentes ciências são
a obra de um mesmo espírito. O espírito que demonstra que a soma dos três ângulos
de um triangulo é equivalente a dos ângulos retos é o mesmo que estabelece as
leis da queda dos corpos e as dos fenômenos vitais. Por mudar de objeto, o
espírito não muda de natureza; apesar das características particulares de cada
uma dessas ciências, as operações do pensamento têm sempre alguma coisa de
comum; obedecem a leis independentes do objeto ao qual se aplicam, e estas leis
resultam não do objeto pensado, mas do próprio pensamento.
Estabelecer estas leis do pensamento considerado se su
mesma, abstração feita dos objetos a que se dirija e, em seguida, determinar as
diferentes aplicações das mesmas, eis o duplo objeto da lógica.
LIARD, Louis. Lógica. São Paulo: Companhia Editora
Nacional, 1965.p.9
Com base no texto II responda as questões 1, 2, 3,4
1.
Por que
toda ciência tem sua matéria? Explique com suas próprias palavras.
2. Possível afirmar que as operações do pensamento funcionam
em geral, da mesma maneira, independentemente do objeto que esteja sendo
estudado. Justifique sua resposta com base no que o texto expõe.
3. Explique em suas palavras, quais são os objetos da
lógica, segundo o autor do texto.
4. Os fenômenos psíquicos estão associados a qual tipo de
matéria?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMODELO PARA POSTAGEM DAS QUESTÕES
ResponderExcluirNOME COMPLETO
SÉRIE:
TEXTO I
1.
2.
3.
TEXTO II
1.
2.
3.
4.
Arthur Medeiros da Costa
ResponderExcluir3°ano noturno
Texto 1
Q1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
Q2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
Q3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
Q1. Remete uma atitude de reflexão.
Q2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
Q3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
Q4.Um mundo melhor.
Aluno: Letícia Maria Lima Dos Santos
ResponderExcluirSerie:2 ano noturno
1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
1. Remete uma atitude de reflexão.
2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
4.Um mundo melhor.
Aluno:RAI ROCHA DA SILVA SÉRIE:
ResponderExcluir2 ANO NOTURNO
. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
Q2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
Q3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
Q1. Remete uma atitude de reflexão.
Q2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
Q3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
Q4.Um mundo melhor.
COMPONENTE:iris naumyr Morais Da silva
ResponderExcluir2 ANO NOTURNO
TESTO 1
Q1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo ".Já o animal entendi também,mas não para pra raciocinar como o ser humano
Q2.o trabalho,ele difine o ser humano com as criatividades que ele pode fazer com sau imaginação
Q3.porque é um mundo que o humano pode fazer o que quiser construir e fazer sua própria construção
TEXTO 2
Q1.remete uma atitude de reflexão
Q2.por que,é um jeito de lembra que uma tem salvas vidas
Q3.É quem fais um mundo melhor e podemos mudar tudo
Q4. Um mundo melhor
Aluno: JÚLIO GUILHERME SANTOS DA SILVA
ResponderExcluirSÉRIE:2º ANO NOTURNO
1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
1. Remete uma atitude de reflexão.
2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
4.Um mundo melhor.
Aluno: Bianca da Silva de Assis
ResponderExcluirTuma: 2°"A"
Disciplina:Filosofia
Texto 1
Q1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
Q2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
Q3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
Q1. Remete uma atitude de reflexão.
Q2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
Q3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
Q4.Um mundo melhor.
Aluno: Edeton Gabriel Silva de Souza
ResponderExcluirTuma: 2°"A"
Disciplina:Filosofia
Texto 1
Q1. A diferença entre os dois é que o ser humano ele "entendi o que está fazendo". Já o animal entendi também, mas não para pra raciocinar como o ser humano.
Q2. O trabalho, ele definer o humano com as criatividade que ele pode fazer com sau imaginação.
Q3. Porque, é um mundo que o humano ele pode fazer o que quiser construir, fazer sua própria construção...
Texto 2
Q1. Remete uma atitude de reflexão.
Q2. Por que, é um geito de lembra que uma tem salvar vidas.
Q3. É. Quem fais um mundo melhor somos nós seres humanos, podemos mudar tudo. Só basta querer.
Q4.Um mundo melhor.