Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2021

TESTE DE HISTÓRIA 3º ANO 29/06/2021

 

ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO XAVIER DE GÓIS CM/RN/ PRAIA DE  MURIÚ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ______________________________________________________________________

Série: 3º Ano       Turma: ________


                                     TESTE DE HISTÓRIA 


Texto I

 

NEOCOLONIALISMO

A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia.

Gradativamente, os governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima. Além disso, o grande crescimento da população europeia fez da dominação afro-asiática uma alternativa frente ao excedente populacional da Europa que, no século XIX, abrigava mais de 400 milhões de pessoas.

Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências europeias. Os monopólios comerciais almejados pelas grandes potências industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões políticas. Em consequência à intensa disputa dos países europeus, o século XX abriu suas portas para o primeiro conflito mundial da era contemporânea.

Somado aos interesses de ordem político-econômica, a prática imperialista também buscou suas bases de sustentação ideológica. A teoria do darwinismo social, de Hebert Spencer, pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas. Em contrapartida, a África e a Ásia eram um grande reduto de civilizações “infantis” e “primitivas”. Influenciado por esse mesmo conceito, o escritor britânico Rudyard Kipling defendia que o repasse dos “desenvolvidos” conceitos da cultura européia aos afro-asiáticos representava “o fardo do homem branco” no mundo.

Com relação à África, podemos destacar a realização da Conferência de Berlim (1884 – 1885) nas quais várias potências europeias reuniram-se com o objetivo de dividir os territórios coloniais no continente africano. Nessa região podemos destacar o marcante processo de dominação britânica, que garantiu monopólio sob o Canal de Suez, no Norte da África. Fazendo ligação entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, essa grande construção foi de grande importância para as demandas econômicas do Império Britânico. Na região sul, os britânicos empreenderam a formação da União Sul-Africana graças às conquistas militares obtidas na Guerra dos Bôeres (1899 – 1902).

Na Índia, a presença britânica também figurava como uma das maiores potências coloniais da região. Após a vitória na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763), a Inglaterra conseguiu formar um vasto império marcado por uma pesada imposição de sua estrutura político-administrativa. A opressão inglesa foi alvo de uma revolta nativa que se deflagrou na Guerra dos Sipaios, ocorrida entre 1735 e 1741. Para contornar a situação, a Coroa Inglesa transformou a colônia indiana em parte do Império Britânico.

Resistindo historicamente ao processo de ocupação, desde o século XVI, o Japão conseguiu impedir por séculos a dominação de seus territórios. Somente na segunda metade do século XIX, que as tropas militares estadunidenses conseguiram forçar a abertura econômica japonesa. Com a entrada dos valores e conceitos da cultura ocidental no Japão, ocorreu uma reforma político-econômica que industrializou a economia e as instituições do país. Tal fato ficou conhecido como a Revolução Meiji.

Com tais reformas, o Japão saiu de sua condição econômica feudal para inserir-se nas disputas imperialistas. Em 1894, os japoneses declararam guerra à China e passaram a controlar a região da Manchúria. Igualmente interessados na exploração da mesma região, os russos disputaram a região chinesa na Guerra Russo-Japonesa, de 1904. Após confirmar a dominação sob a Manchúria, os japoneses também disputaram regiões do oceano Pacífico com os EUA, o que acarretou em conflitos entre essas potências, entre as décadas de 1930 e 1940.

Outras guerras e conflitos foram frutos do neocolonialismo. Entre elas, podemos inclusive destacar a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Por fim, percebemos que a solução obtida pelas nações industriais frente à questão de sua superprodução econômica teve consequências desastrosas. O imperialismo foi responsável por uma total desestruturação das culturas africanas e asiáticas. Na atualidade vemos que as guerras civis e os problemas socioeconômicos dessas regiões dominadas têm íntima relação com a ação imperialista.

 

 

  Com base no texto I responda as questões 1,2,3,4, 5, 6, 7

 

1.      Explique o contexto que, levou os países europeus, a partir do século XIX, explorar regiões na África e Ásia.

 

2.      Por que o colonialismo do século XVI e diferente do Neocolonialismo? Explique.

 

 

3.      O que pregava a “teoria do darwinismo social, de Hebert Spencer”?

 

4.       “Os monopólios comerciais almejados pelas grandes potências industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões políticas”.

     A afirmação acima pode ser:

(       ) Verdadeira   (      ) Falsa

 

5.       Resistindo historicamente ao processo de ocupação, desde o século XVI, o Japão conseguiu impedir por séculos a dominação de seus territórios. Somente na segunda metade do século XIX, que as tropas militares estadunidenses conseguiram forçar a abertura econômica japonesa”.

 

A afirmação acima pode ser:

(       ) Verdadeira   (      ) Falsa

 

6.      “Com relação à África, podemos destacar a realização da Conferência de Berlim (1884 – 1885) nas quais várias potências europeias reuniram-se com o objetivo de dividir os territórios coloniais no continente africano”.

 

A afirmação acima pode ser:

(       ) Verdadeira   (      ) Falsa

 

7.      “O imperialismo foi responsável por uma total desestruturação das culturas africanas e asiáticas. Na atualidade vemos que as guerras civis e os problemas socioeconômicos dessas regiões dominadas têm íntima relação com a ação imperialista”.

A afirmação acima pode ser:

(       ) Verdadeira   (      ) Falsa

 

 

Texto I I 

 

REPÚBLICA E CIDADANIA

 

Embora a Constituição de 1891 garantisse os direitos civis e os direitos políticos, uma série de restrições impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.

As mulheres, os homens menores de 25 anos, analfabetos, os militares de baixa patente e os religiosos não tinham direito ao voto. Na primeira eleição para presidente da República, em 1894, calculava-se que apenas 2,2% da população participaram com o voto. Além disso, a politica partidária era restrita às oligarquias. O voto aberto, o “voto de cabresto”, a “eleição a bico de pena” e as fraudes eleitorais impediam o pleno exercício dos direitos políticos.

Os direitos civis, por sua vez, tornaram-se privilégios das elites dominantes e das camadas ricas da população. O poder dos coronéis impossibilitava o exercício dos direitos civis, como as garantias à vida e à liberdade. A inviolabilidade do lar e a integridade física poderiam ser desrespeitadas a  qualquer momento por eles. A influência que exerciam sobre o sistema policial e judiciário impedia que o agredido pudesse se defender.

Sem os direitos políticos e civis garantidos, a população ainda não tinha acesso aos direitos sociais. A Constituição de 1891 não fazia referência a eles. Os trabalhadores não tinham leis sociais ou trabalhistas, nem acesso a redes de saúde e educação pública ou sistemas de pensões e aposentadorias.

 

   Com base no texto I I responda as questões 1 e 2




1.      Qual é ideia central do texto?

 

2.      Com base no texto.  Explique em suas palavras como a cidadania dos brasileiros era vista durante a Primeira República.  

          

5 comentários:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    Texto I
    1.
    2.
    3.
    4.
    5.
    6.
    7.

    Texto II
    1.
    2.

    ResponderExcluir
  2. Nome: MARIA DE FATIMA BARBOSA DA SILVA
    Serie: 3 ANO
    Texto " 1 "

    1: o neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios hein em suas colônia.

    2: " no colonialismo, os objetivos eram produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção dá balança comercial favorável, e os metais preciosos.

    3: o darwinismo social brega uma ideia de hierarquia entre as sociedades.

    4: falsa

    5: verdadeira

    6: verdadeira

    7: verdadeira


    Texto " 2 "

    1: era uma série de restrições onde impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.

    2: a cidadania Vista durante a Primeira República era cheia de burocracia,onde homens e mulheres menores de 25 anos, não tinham direito ao voto.

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Diego Campos de Morais
    3° ano noturno

    Texto I
    1. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação dd seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria prima disponível a baixo custo.

    2.Neocolonialismo a industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica
    gradativamente, os governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima.

    3. pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas. Em contrapartida, a África e a Ásia eram um grande reduto de civilizações “infantis” e “primitivas”.

    4. Verdadeira

    5. Verdadeira

    6. Verdadeira

    7. Falso

    Texto II

    1.Embora a Constituição de 1891 garantisse os direitos civis e os direitos políticos, uma série de restrições impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.

    2. O papel do estado brasileiro frente aos direitos sociais. Uma cidadania plena, que conjugue liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal, talvez, inatingível.

    ResponderExcluir
  4. ALUNA: EMYLY RAQUEL DE ALMEIDA 3º ANO, NOTURNO TEXTO I 1-A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo.
    2-O colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima. Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências europeias.

    3- Pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas.

    4- Verdadeira

    5- Verdadeira

    6- Verdadeira

    7- Errada


    Texto II

    1- O texto está infatizando a violação dos direitos humanos, também nos mostra como a política é suja desde os tempos anteriores. A corrupção dos que tinham mais "poder" , e o poder que eles queriam (e conseguiam) exercer sobre a sociedade.

    2- Cidadania quer dizer "parceria", quer dizer que o cidadão poderá gozar de seus direitos... Ou era o que deveria ser naquela época. Em 1981 não era assim... Usavam o nome da cidadania para "tapar buraco", ignoravam os direitos dos cidadãos. O povo vivia numa opressão, sem voz alguma, e nem se quer lutar pelos direitos podiam.

    ResponderExcluir
  5. ALUNA:CAROLINA DA SILVA PEREIRA
    3°ANO

    RESPOSTAS DO TESTE

    1.FOI NESSE CONTEXTO QUE,A PARTIR DO SÉCULO XIX,ESSAS NAÇÕES BUSCAVAM EXPLORAR REGIÕES NA ÁFRICA E ÁSIA. GRADATIVAMENTE, OS GOVERNOS EUROPEUS INTERVIERAM POLITICAMENTE NESSAS REGIÕES COM O INTERESSE DE ATENDER A DEMANDA DE SEUS GRANDES CONGLOMERADOS INDUSTRIAIS.

    2.NO COLONIALISMO, OS OBJETIVOS ERAM OS PRODUTOS TROPICAIS VALIOSOS NA EUROPA E POR TANTO INTERESSANTE PARA MANUTENÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL E OS METAIS PRECIOSOS,JÁ NO NEOCOLONIALISMO OS OBJETIVOS SÃO MATERIA-PRIMA,MERCADO CONSUMIDORES E MÃO-DE-OBRA BARATA.

    3.O DARWÍNISMO SOCIAL PREGA UMA IDEIA DE HIERARQUIA ENTRE AS SOCIEDADES. DESSE MODO SERIA POSSÍVEL FALAR QUE DETERMINADA SOCIEDADE É SUPERIOR A OUTRA.

    4.VERDADEIRA

    5.VERDADEIRA

    6.VERDADEIRA

    7.ERRADA

    ResponderExcluir