ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO XAVIER DE GÓIS CM/RN/ PRAIA
DE MURIÚ
Disciplina: História
Professor: Luiz
Cláudio
Aluno: ______________________________________________________________________
Série: 3º Ano
Turma: ________
TESTE DE HISTÓRIA
Texto I
NEOCOLONIALISMO
A industrialização do continente
europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos
parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes
potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e
procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi
nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar
regiões na África e Ásia.
Gradativamente, os
governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de
atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do
colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer
das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados
e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima. Além disso, o grande
crescimento da população europeia fez da dominação afro-asiática uma
alternativa frente ao excedente populacional da Europa que, no século XIX,
abrigava mais de 400 milhões de pessoas.
Apesar de contarem com
grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática
neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências
europeias. Os monopólios comerciais almejados pelas grandes potências
industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões
políticas. Em consequência à intensa disputa dos países europeus, o século XX
abriu suas portas para o primeiro conflito mundial da era contemporânea.
Somado aos interesses de
ordem político-econômica, a prática imperialista também buscou suas bases de
sustentação ideológica. A teoria do darwinismo social, de Hebert Spencer,
pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades
humanas. Em contrapartida, a África e a Ásia eram um grande reduto de civilizações
“infantis” e “primitivas”. Influenciado por esse mesmo conceito, o escritor
britânico Rudyard Kipling defendia que o repasse dos “desenvolvidos” conceitos
da cultura européia aos afro-asiáticos representava “o fardo do homem branco”
no mundo.
Com relação à África, podemos destacar a
realização da Conferência de Berlim (1884 – 1885) nas quais várias potências
europeias reuniram-se com o objetivo de dividir os territórios coloniais no
continente africano. Nessa região podemos destacar o marcante processo de
dominação britânica, que garantiu monopólio sob o Canal de Suez, no Norte da
África. Fazendo ligação entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, essa grande
construção foi de grande importância para as demandas econômicas do Império
Britânico. Na região sul, os britânicos empreenderam a formação da União
Sul-Africana graças às conquistas militares obtidas na Guerra dos Bôeres (1899
– 1902).
Na Índia, a presença britânica também figurava
como uma das maiores potências coloniais da região. Após a vitória na Guerra
dos Sete Anos (1756 – 1763), a Inglaterra conseguiu formar um vasto império
marcado por uma pesada imposição de sua estrutura político-administrativa. A
opressão inglesa foi alvo de uma revolta nativa que se deflagrou na Guerra dos
Sipaios, ocorrida entre 1735 e 1741. Para contornar a situação, a Coroa Inglesa
transformou a colônia indiana em parte do Império Britânico.
Resistindo historicamente ao processo de
ocupação, desde o século XVI, o Japão conseguiu impedir por séculos a dominação
de seus territórios. Somente na segunda metade do século XIX, que as tropas
militares estadunidenses conseguiram forçar a abertura econômica japonesa. Com
a entrada dos valores e conceitos da cultura ocidental no Japão, ocorreu uma
reforma político-econômica que industrializou a economia e as instituições do
país. Tal fato ficou conhecido como a Revolução Meiji.
Com tais reformas, o Japão saiu de sua condição
econômica feudal para inserir-se nas disputas imperialistas. Em 1894, os
japoneses declararam guerra à China e passaram a controlar a região da
Manchúria. Igualmente interessados na exploração da mesma região, os russos
disputaram a região chinesa na Guerra Russo-Japonesa, de 1904. Após confirmar a
dominação sob a Manchúria, os japoneses também disputaram regiões do oceano
Pacífico com os EUA, o que acarretou em conflitos entre essas potências, entre
as décadas de 1930 e 1940.
Outras guerras e
conflitos foram frutos do neocolonialismo. Entre elas, podemos inclusive
destacar a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Por fim, percebemos que a
solução obtida pelas nações industriais frente à questão de sua superprodução
econômica teve consequências desastrosas. O imperialismo foi responsável por
uma total desestruturação das culturas africanas e asiáticas. Na atualidade
vemos que as guerras civis e os problemas socioeconômicos dessas regiões
dominadas têm íntima relação com a ação imperialista.
Com base no texto I responda as questões
1,2,3,4, 5, 6, 7
1. Explique o contexto que, levou
os países europeus, a partir do século XIX, explorar regiões na África e Ásia.
2.
Por que o colonialismo do século XVI e diferente do
Neocolonialismo? Explique.
3.
O que pregava a “teoria do darwinismo social, de
Hebert Spencer”?
4.
“Os monopólios
comerciais almejados pelas grandes potências industriais fizeram do século XIX
um período marcado por fortes tensões políticas”.
A afirmação
acima pode ser:
( ) Verdadeira (
) Falsa
5. “Resistindo historicamente
ao processo de ocupação, desde o século XVI, o Japão conseguiu impedir por
séculos a dominação de seus territórios. Somente na segunda metade do século
XIX, que as tropas militares estadunidenses conseguiram forçar a abertura
econômica japonesa”.
A afirmação acima pode ser:
( ) Verdadeira (
) Falsa
6. “Com relação à África,
podemos destacar a realização da Conferência de Berlim (1884 – 1885) nas quais
várias potências europeias reuniram-se com o objetivo de dividir os territórios
coloniais no continente africano”.
A afirmação acima pode ser:
( ) Verdadeira (
) Falsa
7. “O imperialismo foi
responsável por uma total desestruturação das culturas africanas e asiáticas.
Na atualidade vemos que as guerras civis e os problemas socioeconômicos dessas
regiões dominadas têm íntima relação com a ação imperialista”.
A afirmação acima pode ser:
( ) Verdadeira (
) Falsa
Texto I I
REPÚBLICA E CIDADANIA
Embora a Constituição
de 1891 garantisse os direitos civis e os direitos políticos, uma série de restrições
impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.
As mulheres, os homens
menores de 25 anos, analfabetos, os militares de baixa patente e os religiosos
não tinham direito ao voto. Na primeira eleição para presidente da República,
em 1894, calculava-se que apenas 2,2% da população participaram com o voto.
Além disso, a politica partidária era restrita às oligarquias. O voto aberto, o
“voto de cabresto”, a “eleição a bico de pena” e as fraudes eleitorais impediam
o pleno exercício dos direitos políticos.
Os direitos civis, por
sua vez, tornaram-se privilégios das elites dominantes e das camadas ricas da
população. O poder dos coronéis impossibilitava o exercício dos direitos civis,
como as garantias à vida e à liberdade. A inviolabilidade do lar e a
integridade física poderiam ser desrespeitadas a qualquer momento por eles. A influência que
exerciam sobre o sistema policial e judiciário impedia que o agredido pudesse
se defender.
Sem os direitos políticos
e civis garantidos, a população ainda não tinha acesso aos direitos sociais. A Constituição
de 1891 não fazia referência a eles. Os trabalhadores não tinham leis sociais
ou trabalhistas, nem acesso a redes de saúde e educação pública ou sistemas de
pensões e aposentadorias.
1. Qual é ideia central do
texto?
2. Com base no texto. Explique em suas palavras como a cidadania dos
brasileiros era vista durante a Primeira República.
MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
ResponderExcluirNome Completo:
Série:
Texto I
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Texto II
1.
2.
Nome: MARIA DE FATIMA BARBOSA DA SILVA
ResponderExcluirSerie: 3 ANO
Texto " 1 "
1: o neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios hein em suas colônia.
2: " no colonialismo, os objetivos eram produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção dá balança comercial favorável, e os metais preciosos.
3: o darwinismo social brega uma ideia de hierarquia entre as sociedades.
4: falsa
5: verdadeira
6: verdadeira
7: verdadeira
Texto " 2 "
1: era uma série de restrições onde impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.
2: a cidadania Vista durante a Primeira República era cheia de burocracia,onde homens e mulheres menores de 25 anos, não tinham direito ao voto.
Aluno: Diego Campos de Morais
ResponderExcluir3° ano noturno
Texto I
1. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação dd seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria prima disponível a baixo custo.
2.Neocolonialismo a industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica
gradativamente, os governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima.
3. pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas. Em contrapartida, a África e a Ásia eram um grande reduto de civilizações “infantis” e “primitivas”.
4. Verdadeira
5. Verdadeira
6. Verdadeira
7. Falso
Texto II
1.Embora a Constituição de 1891 garantisse os direitos civis e os direitos políticos, uma série de restrições impedia que a maioria dos brasileiros tivesse acesso aos direitos de cidadania.
2. O papel do estado brasileiro frente aos direitos sociais. Uma cidadania plena, que conjugue liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal, talvez, inatingível.
ALUNA: EMYLY RAQUEL DE ALMEIDA 3º ANO, NOTURNO TEXTO I 1-A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo.
ResponderExcluir2-O colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima. Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências europeias.
3- Pregava que a Europa representava o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas.
4- Verdadeira
5- Verdadeira
6- Verdadeira
7- Errada
Texto II
1- O texto está infatizando a violação dos direitos humanos, também nos mostra como a política é suja desde os tempos anteriores. A corrupção dos que tinham mais "poder" , e o poder que eles queriam (e conseguiam) exercer sobre a sociedade.
2- Cidadania quer dizer "parceria", quer dizer que o cidadão poderá gozar de seus direitos... Ou era o que deveria ser naquela época. Em 1981 não era assim... Usavam o nome da cidadania para "tapar buraco", ignoravam os direitos dos cidadãos. O povo vivia numa opressão, sem voz alguma, e nem se quer lutar pelos direitos podiam.
ALUNA:CAROLINA DA SILVA PEREIRA
ResponderExcluir3°ANO
RESPOSTAS DO TESTE
1.FOI NESSE CONTEXTO QUE,A PARTIR DO SÉCULO XIX,ESSAS NAÇÕES BUSCAVAM EXPLORAR REGIÕES NA ÁFRICA E ÁSIA. GRADATIVAMENTE, OS GOVERNOS EUROPEUS INTERVIERAM POLITICAMENTE NESSAS REGIÕES COM O INTERESSE DE ATENDER A DEMANDA DE SEUS GRANDES CONGLOMERADOS INDUSTRIAIS.
2.NO COLONIALISMO, OS OBJETIVOS ERAM OS PRODUTOS TROPICAIS VALIOSOS NA EUROPA E POR TANTO INTERESSANTE PARA MANUTENÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL E OS METAIS PRECIOSOS,JÁ NO NEOCOLONIALISMO OS OBJETIVOS SÃO MATERIA-PRIMA,MERCADO CONSUMIDORES E MÃO-DE-OBRA BARATA.
3.O DARWÍNISMO SOCIAL PREGA UMA IDEIA DE HIERARQUIA ENTRE AS SOCIEDADES. DESSE MODO SERIA POSSÍVEL FALAR QUE DETERMINADA SOCIEDADE É SUPERIOR A OUTRA.
4.VERDADEIRA
5.VERDADEIRA
6.VERDADEIRA
7.ERRADA