Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2021

AULA 3º ANO 25/05/2021

 

ESCOLA ESTADUAL  AUGUSTO XAVIER DE GÓIS CM/RN - MURIÚ

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Aluno: ______________________________________________________________________

Série: 3º Ano       Turma: ________

 

O que foi a República da Espada?

A República da Espada é o período da República brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares. Isso ocorreu entre os anos de 1889 e 1894.

República da Espada foi o período inicial da Primeira República brasileira e foi caracterizada por dois governos militares: o do Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto. Esse período estendeu-se de 1889, com a Proclamação da República, até 1894, quando Prudente de Morais assumiu a presidência do Brasil.

Grandes mudanças começaram a acontecer no Brasil a partir desse período, que, naturalmente, estavam associadas à alteração de regime político enfrentado. A promulgação de uma nova Constituição iniciou esse processo de transformações políticas. Vale dizer que a República da Espada também foi um período de tensão e crise tanto econômica quanto política.

Quais foram os principais acontecimentos do governo de Deodoro da Fonseca?

 

Após a Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca foi escolhido para ser o presidente do Brasil em caráter provisório. O governo de Deodoro da Fonseca estendeu-se durante dois anos, isto é, de 1889 a 1891. O grande acontecimento do governo de Deodoro da Fonseca foi à promulgação da Constituição de 1891.

A partir de 1890, políticos liberais do Brasil passaram a pressionar o governo para que uma Constituinte fosse convocada para redigir uma nova Constituição para o Brasil. Após a convocação dessa nova Constituinte, cinco pessoas foram escolhidas para formar uma comissão e redigir a nova Constituição.

Essa Constituição foi revisada por Rui Barbosa e levada para apreciação dos parlamentares brasileiros, sendo promulgada em fevereiro de 1891. A Constituição de 1891 trouxe mudanças sensíveis para o Brasil. Os principais pontos eram:

·         Republicanismo: naturalmente, adotava-se o republicanismo como sistema de governo;

·         Federalismo: foi adotado o federalismo como sistema político. Esse sistema aumentava o grau de autonomia dos Estados em relação à União, permitindo-os possuir força policial própria, realizar a cobrança de impostos etc.;

·         Presidencialismo: foi determinado que o presidente seria a autoridade máxima do país e seria escolhido a partir de eleições diretas para um mandato de quatro anos;

·         Separação entre Estado e Igreja: o Estado e a Igreja foram separados e, com isso, foram criados registros civis para nascimentos, casamentos e mortes;

·         Sistema Eleitoral: foi instituído o sufrágio universal masculino, com algumas exceções: menores de 21 anos, analfabetos, soldados rasos e mendigos não poderiam votar. O entendimento da lei na época não estendia o direito de voto às mulheres.

A Constituição de 1891 representou um grande ponto de ruptura com o passado monárquico do país. Além de todos os pontos citados, essa ruptura evidenciou-se a partir do fim de algumas instituições típicas da Monarquia: senado vitalício, Poder Moderador etc. Claro que, mesmo com as mudanças, é inegável afirmar que ainda assim houve certa continuidade em algumas tradições monárquicas.

Após a promulgação da Constituição de 1891, foram realizadas eleições indiretas, que determinaram a confirmação de Deodoro da Fonseca para o cargo de presidente. Deodoro da Fonseca derrotou o civil e paulista Prudente de Morais com 129 votos contra 97. Durante as eleições, o marechal Floriano Peixoto foi eleito vice-presidente do Brasil.

O governo de Deodoro da Fonseca, no entanto, foi marcado pelo seu autoritarismo e pelas tentativas de procurar reforçar o seu poder. O autoritarismo de Deodoro da Fonseca resultou no fechamento do Congresso em 3 de novembro de 1891. A reação foi imediata, e grupos da oposição mais um levante da Marinha (conhecido como Primeira Revolta da Armada) forçaram Deodoro a renunciar o cargo de presidente em 23 de novembro de 1891.

 

E como foram os anos do governo de Floriano Peixoto?

 

Depois da renúncia de Deodoro da Fonseca, a Constituição brasileira estipulava que novas eleições deveriam ser convocadas para determinar um novo presidente, uma vez que os dois anos do mandato presidencial não haviam sido finalizados. No entanto, a oligarquia paulista deu suporte para Floriano Peixoto e sustentou-o no poder, permitindo-o assumir como presidente do Brasil.

A posse de Floriano Peixoto aconteceu como uma troca de favores entre as duas partes. A oligarquia paulista entendia que a posse de Floriano traria maior estabilidade política para o Brasil, e Floriano sabia que só conseguiria assumir o poder caso tivesse o apoio dos paulistas. Essa medida, no entanto, desagradou a muitos na política brasileira.

O governo de Floriano Peixoto foi marcado por disputas políticas intensas. Ele teve que lidar com dois conflitos: a Revolução Federalista e a Revolta da Armada (ou Segunda Revolta da Armada). A primeira foi uma disputa política entre duas forças do Rio Grande do Sul que alcançou ares de guerra civil e estendeu-se de 1893 a 1895. Já a Revolta da Armada aconteceu entre 1893 e 1894 e manifestou a insatisfação da Marinha brasileira com o governo de Floriano Peixoto. A Marinha possuía, em grande parte, oficiais monarquistas, e a sua insatisfação com o governo de Floriano fez com que se rebelessem contra o governo e exigissem novas eleições presidenciais. A repressão a ambos os casos foi violenta, por isso, Floriano Peixoto recebeu o apelido de marechal de ferro.

 

E a crise econômica?

 

O Brasil, além de toda a tensão política, caracterizada pela mudança de regime e pela disputa dos atores políticos pelo poder, foi marcado também por uma forte crise econômica. Essa crise ficou conhecida como Encilhamento e iniciou-se ainda durante o governo de Deodoro da Fonseca, em 1891.

Encilhamento foi resultado da política econômica colocada em prática pelo Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, que permitiu a emissão de papel-moeda por bancos privados e facilitou as condições de acesso ao crédito. O resultado não poderia ter sido mais desastroso: a especulação financeira aumentou, empresas foram à falência em massa, o custo de vida aumentou e a moeda desvalorizou-se.

O Encilhamento afetou a economia do Brasil durante grande parte da década de 1890 e teve seus efeitos amenizados somente a partir de 1897, durante o governo de Prudente de Morais. Além disso, o Encilhamento também foi entendido pelos historiadores como reflexo da crise que o capitalismo enfrentava desde 1873.

 

Atividade Proposta

 

1.      O que foi a República da Espada?

2.       República da Espada teve dois governos militares. Cite-os

3.      Qual o grande acontecimento do governo de Deodoro da Fonseca?

4.      A Constituição de 1891 trouxe mudanças sensíveis para o Brasil. Quais foram os principais pontos?

5.      O que marcou o governo do Marechal Deodoro da Fonseca?

6.      O governo de Floriano Peixoto foi marcado por disputas políticas intensas. Quais foram os dois conflitos que ele teve que lidar?

7.      O que foi o encilhamento?

12 comentários:

  1. Ismirna Eunice da Cruz Santos
    3° ano

    1- É o período da república brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares.

    2- Os dois governos militares foram: o do Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto.

    3- O grande acontecimento foi a promulgação da constituição de 1891.

    4- Os principais pontos foram: o republicanismo, o presidencialismo, a separação entre estado e igreja e o sistema eleitoral.

    5- Foi marcado pelo autoritarismo e pelas tentativas de procurar reforçar o poder.

    6- Foram a revolução federalista e a revolta da armada.

    7- Encilhamento foi resultado da política econômica colocada em prática pelo ministro da fazenda.

    ResponderExcluir
  2. 2-Marechal Deodoro Da Fonseca
    Marechal Floreano Peixoto.

    3-o Grande Acontecimento do Governo de Deodoro Da Fonseca foi A Promulgação da Constituição de 1891.

    4-Republicanismo,Federalismo,Presidencialismo, Separação Entre Estado e igreja,Sistema Eleitoral.

    5-Foi Marcado Por Seu Autoismo e Pelas Tentativas De Procurar Reforçar o Seu Poder

    6-Foi Marcado por Disputas políticas intencas ele Teve Que Lidar com 2 comflitos: A revolução Federalista
    A Revolução Da Armada.

    7-Foi O Resultado da Política Econômica Colocada em prática pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa Que Permitiu a Emissão de Papel-Moeda Por bancos Privados e Facilitou as Condições de Acesso ao Crédito

    EDUARDA ELITE DA FONSECA.

    ResponderExcluir
  3. Arthur Medeiros da Costa/3°ano noturno
    Q(2)Foi Marechal Deodoro da Fonseca e o Marechal Floriano Peixoto.
    Q(3)O grande acontecimento do governo de Deodoro da Fonseca foi a promulgação da constituição de 1891.
    Q(4)A constituição de 1891 trouxe mudança sensíveis para o Brasil.os principais pontos: Repúblicanismo, Federalismo,Presicialmente, Separação entre Estado e Igreja, Sistema Eleitoral.
    Q(5)Foi marcado pelo autoritarismo e pela tentativas de procurar reforçar o poder.
    Q(7) A revolução federalista da Revolução da armada.
    Q(7) Foi resultado da polícia econômica colocada em prática pelo mistério da fazenda Rui Barbosa, que permitiu a emissão de papel moeda por bancos privados e facilitou as condições de acesso ao crédito.

    ResponderExcluir
  4. Nome jose vitor santos da silva
    Serie 7 ano a
    2 replubicada espada teve dois governado militares. Cite os
    Foo marechal deodoro da fonceca
    Marechal floriano peixoto

    ResponderExcluir
  5. O acomtecimentor foi a promugaçao da
    Constituiçaode1891

    ResponderExcluir
  6. 4 a consitituicaode1891 trouxe mudanca
    Sensive para o brasil .os principais
    Pontos:republica, canismo, federanismo
    Presicialmente, separaçao entre igreja sistema elleitoral

    ResponderExcluir
  7. Respostas História
    Aluna: Emyly Raquel de Almeida 3° ano, noturno

    1- Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto.

    2- Foi a Proclamação da República que resultou na escolha do marechal como presidente brasileiro em 1889.

    3- A Constituição de 1891 foi a primeira constituição republicana do nosso país. Tomou como inspiração o modelo de constituição norte americana e teve influência da corrente francesa do positivismo. Estabeleceu o modelo de política onde há um presidente (presidencialismo), o voto direto (este ainda permanecia, porém, masculino e não secreto), separação entre as questões religiosas e as questões políticas do país (tornando o Brasil um país laico) e por fim estabeleceu a separação e independência entre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário).

    4- A fase constitucional do governo de Deodoro da Fonseca foi resultado da promulgação de uma nova Constituição para o Brasil. A Constituinte acabou redigindo a nova Constituição do Brasil, e sua promulgação aconteceu em fevereiro de 1891.

    5- Os anos de governo de Floriano Peixoto ficaram marcados pelos acontecimentos relacionados à Revolta da Armada e à Revolução Federalista. A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de "marechal de ferro".

    6- O encilhamento foi uma crise econômica brasileira que ocorreu na transição da Monarquia à República. A crise teve seu apogeu durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca, entre 1889 e 1891, devido à política econômica desenvolvida no período.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Thalita Cristina de Almeida Nazário
    Série:3° ano

    1- É o período da república brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares.

    2- Os dois governos militares foram: o do Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto.

    3- O grande acontecimento foi a promulgação da constituição de 1891.

    4- Os principais pontos foram: o republicanismo, o presidencialismo, a separação entre estado e igreja e o sistema eleitoral.

    5- Foi marcado pelo autoritarismo e pelas tentativas de procurar reforçar o poder.

    6- Foram a revolução federalista e a revolta da armada.

    7- Encilhamento foi resultado da política econômica colocada em prática pelo ministro da fazenda.

    ResponderExcluir
  9. 1. Onde teve início o Renascimento?
    no século 14, na Itália
    2. Que instituição no período medieval controlava as produções artísticas e intelectuais?
    Igreja
    3. Cite uma das principais características do Renascimento.
    Rejeição dos valores medievais
    4. Por o mecenato foi importante no período renascentista? Explique.
    foi nessa época que alguns burgueses patrocinavam as obras e estudos renascentistas
    5. Cite as fases do Renascimento.
    trecento, quatrocentos e cinqüecento
    6. Giotto, Boccaccio e Petrarca foram representantes de qual fase renascentista?
    trecento
    7. O que foi o Maneirismo?
    a última etapa do renascimento
    8. Quais são os artistas que faziam parte do “trio sagrado” da renascença?
    Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo
    9. O que Nicolau Copérnico e depois Galileu Galilei afirmavam com a teoria Heliocêntrica?
    que o sol era o centro do sistema solar
    10. Quem pintou a obra Monalisa?
    Leonardo da Vinci
    11. No desenho animado as “Tartarugas Ninjas”. Ele Faz referência a quais artistas renascentistas?
    Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello
    12. No auge do Renascimento, quais foram os dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa?
    invenção da imprensa e a reforma protestante

    ResponderExcluir
  10. 1.Foi p período inicial da primeira República Brasileira foi caracterizada por dois Governo militares .
    2.Marechal Deodoro Da Fonseca e do Marechal Floriano Peixoto.
    3.O marechal Deodoro Da Fonseca Foi Escolhido para ser o presidente Do Brasil em caráter provisório.
    4.República, Federalismo, Presidente, Separação entre estado,Igreja e sistema eleitoral.
    5.Foi marcada pelo seu autoritarismo e pelas tentativas de procurar reforçar o seu poder.
    6.A Revolução Federalista e a Revolta Da Armada.
    7.Foi Resultado da República econômica colocada em prática pelo ministro da Fazenda, Rui Barbosa que permitiu a Emissão de papel-moeda por Bancos privados e Falicitou as condições de acesso ao crédito.

    ResponderExcluir
  11. Aluno: Madson Clemente da Silva
    Série: 3° Ano Noturno

    1- É o período da república brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares.
    2- Os dois governos militares foram: o do Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto.
    3- O grande acontecimento foi a promulgação da constituição de 1891.
    4- Os principais pontos foram: o republicanismo, o presidencialismo, a separação entre estado e igreja e o sistema eleitoral.
    5- Foi marcado pelo autoritarismo e pelas tentativas de procurar reforçar o poder.
    6- Foram a revolução federalista e a revolta da armada.
    7- Encilhamento foi resultado da política econômica colocada em prática pelo ministro da fazenda.

    ResponderExcluir