
Durante
os séculos XVII e XVIII, por mais ou menos 150 anos, desenvolveu-se, na Região
Platina, a missionária das Reduções Jesuítico-Guarani em áreas de colonização
espanhola, que hoje pertencem ao Brasil à Argentina e ao Paraguai.
Representando
a monarquia absolutista espanhola os jesuítas, face à expansão do colonialismo
português, organizou o sistema reducional num processo de transculturação, do
qual se originaram os Trinta Povos Guarani.
A conquista
e a colonização da América efetuadas pelos impérios ibéricos determinaram
profundas mudanças socioculturais nos grupos indígenas pré-coloniais pelo
complexo processo de relações estabelecidas com os europeus, que passaram a
cooptar e inserir as comunidades nativas nas instituições luso -hispânicas,
assim como nas da Igreja Católica Romana.
Integradas
ao conjunto dos Trinta Povos, as Sete Reduções, localizadas no atual Rio Grande
do Sul, reforçaram o caráter fronteiriço e militar dos povoados jesuítico-guarani
diante da atração representada pela Prata, que criara a necessidade da
definição dos limites dos dois impérios no extremo sul.
O
conjunto de um povoado missioneiro jesuítico- guarani impressiona pela
regularidade e pela simetria, as quais traduzem a ideia de ordem perfeita e
definitiva. Um tabuleiro de linhas retas paralelas, que se cortam em ângulos
retos, é a figura que descreve a malha viária.

Os
guarani e os jesuítas, com a integração de duas culturas diferentes,
desenvolveram, através das reduções, uma experiência única, pela plantação,
criação de gado bovino, ovino e eqüino, cultivo de erva-mate e algodão, e pela
comercialização de alguns produtos junto à Europa.
Agregando
valores e costumes europeus, os guarani tornaram-se músicos, oleiros,
marceneiros, escultores, entre outros.
Atualmente,
quando se visitam os remanescentes dos povoados missioneiros, pode-se
compreender melhor a importância dos episódios dessa história de longa duração
das Missões Jesuítico-Guarani.
Sua
valorização como Patrimônio Histórico e Cultural, comum a todos os povos da
região, impõe-se com toda a importância histórica que merecem.
Mais do
que uma referência histórica para as atuais populações que os visitam, esses
"Pueblos de Indios" coloniais são um símbolo para a integração cultural
de toda a região.
Em visita
a esses sítios, com portentosos monumentos, podem-se observar os testemunhos de
uma época de crescimento populacional e de desenvolvimento sociocultural.
Assim,
remanescentes arquitetônicos evidenciam importantes informações sobre os
espaços missioneiros, delimitando o espaço e permitindo a reconstituição dos
planos urbanísticos.
Também
podem-se. observar os demais elementos da cultura da época, como belíssimas
esculturas, vestígios arqueológicos, documentos escritos e iconográficos.
Artigo escrito por: Profª.
Ms. Nadr Lurdes Damiani
24/03/2015
IN:http://www.missoesturismo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário