Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

2º ANO SOCIOLOGIA 16/08/2021

 

 As classes sociais em Marx: Contradição Dialética





Força de trabalho e alienação em Karl Marx




Com base nos vídeos-aula responda a atividade

Praticando

 

1.    Para caracterizar as formações das classes sociais e da sociedade capitalista Karl Marx parte de que pressuposto? Explique

2.    Que divisão social para Karl Marx  seria a primeira forma da divisão do trabalho? Explique.

3.    A dinâmica social capitalista segundo Karl Marx esta centrada em qual pressuposto? Explique.

4.    O que seria a dialética para Karl Marx? Explique.

5.    Para Karl Marx o que seria o trabalho produtivo? Explique

6.    Como Karl Marx explica a mais-valia?

7.    Como Karl Marx explica a alienação do trabalhador?

 

2 comentários:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    Questões
    1.
    2.
    3.
    4.
    5.
    6.
    7.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Bianca da Silva de Assis
    Turma: 2° "A" noturno
    1-O conceito de classe social passou a ganhar destaque na Sociologia ainda em seu período clássico (no século XIX, período em que a Sociologia foi criada). O filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx dedicou-se a estudar o fenômeno das classes sociais e a interação entre elas.

    Com o avanço dos estudos sociológicos, novas classificações passaram a denominar o conceito de classe social, e vários outros sociólogos, historiadores, geógrafos e economistas dedicaram-se a estudar esse fenômeno. Podemos citar como exemplos o sociólogo clássico, professor, jurista e escritor francês Émile Durkheim, o economista inglês John Maynard Keynes e o geógrafo britânico de inspiração marxista David Harvey, autor do livro Condição Pós-Moderna

    2-Para Karl Marx (1818-1883), a divisão do trabalho em especialidades produtivas gera uma hierarquia social na qual as classes dominantes (burguesia) subjugam as classes dominadas, ao estabelecer as instituições legitimadoras e ao deter os meios de produção.

    3-
    O marxismo é uma doutrina sociológica, filosófica e política baseada no materialismo histórico dialético e no pensamento socialista científico criada por Karl Marx e Friedrich Engels. Esses pensadores foram responsáveis por fundamentar econômica e sociologicamente as ideias socialistas que já existiam na Europa, no século XIX, oriundas de teorias políticas anticapitalistas que pregavam a necessidade de se pensar em uma sociedade igualitária.

    Saiba mais: Desigualdade social – o mal combatido por Karl Marx

    Características do marxismo

    O termo “marxismo” foi criado por pensadores posteriores a Marx para fazer referência ao conjunto de ideias propostas pelo autor, ou seja, para designar o conjunto de sua obra e a sua doutrina socialista científica. No fim do século XIX e início do século XX, o marxismo difundiu-se na Europa, principalmente, por conta dos sindicatos e dos partidos de orientação socialista e comunista que surgiram no período, fazendo com que grande parte da classe trabalhadora, também denominada proletariado, enxergasse a situação de exploração em que vivia.

    4-Segundo Marx e Engels, dialética é o pensamento e a realidade em simultâneo, ou seja, a realidade é compreendida através de suas contradições. Para a dialética marxista, o mundo só pode ser compreendido em um todo, a partir de um pensamento dialético que considere as contradições existentes.

    5-
    Segundo Marx, “dessa espécie de trabalho assalariado produtivo depende a existência do capital.” (1980, p. 133). Portanto, trabalho produtivo é todo aquele que se realiza em mercadoria e que se troca por capital, o capital variável.

    6-A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. ... No sistema capitalista, com o afastamento do trabalhador de seu produto final, ele é incapacitado de medir o valor de seu trabalho, o que, de acordo com Marx, possibilita ao capitalista apropriar-se de parte desse valor.

    7-O que é a mais valia? A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

    ResponderExcluir