Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CAPIM 7ºANO HISTÓRIA TESTE 29/11/2021

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Série: 7º Ano

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

  

  TESTE 7º Ano

 

TEXTO I

 “Os nobres são pessoas naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de servidão e de tributos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenados guardar e conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.”

Século XII. Citado em coletânea de documentos históricos para 1º grau–5ºa8º séries. São Paulo: SE/Cenp, 1980. P.73.

COM BASE NO TEXTO I RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2, 3 e 4.

       1.      Explique por que os nobres eram pessoas “naturalmente isentas” de tributos.

  2.      Qual era o papel dos nobres e a conduta que eles deveriam ter na sociedade feudal?

  3. O que você entende por esta expressão: “conservar o país em paz”. Faça um comentário.

  4. Dê um título para esse texto

 

TEXTO II

 “[Quando] só as crianças europeias nobres ou muito ricas eram educadas por tutores em casa, a capital abássida [Bagdá] tinha colégios públicos [...], onde professores davam aulas sobre os ensinamentos dos gregos clássicos Platão e Aristóteles. Com efeito, é importante ressaltar que neste período os abássidas estavam no poder, governaram entre os anos de 750 a 1258. [...] Bem mais tarde, no fim do século XIX e começo do XX, o Oriente Médio viveu outra onda de criação artística e liberdade. Dessa vez, o centro da efervescência foi a capital Cairo, no Egito. Em 1896, o mais populoso país árabe inaugurou a terceira e mais antiga indústria cinematográfica do mundo. [...] Em Beirute, Bagdá, Istambul ou Casa Blanca, pintores, poetas, músicos e escritores desenvolveram uma cultura nova, livre e em harmonia com a religião.”

 FONSECA, Ana Cláudia; TEIXEIRA, Duda; CARVALHO, Júlia. Qual islã? Veja. N.19, ano 44, 2011.p.101–102.

 COM BASE NO TEXTO II RESPONDA AS QUESTÕES 1,2, 3 e 4

 1.      Identifique os dois períodos da história árabe citados no texto e ponte o que eles têm em comum.      2.      Os autores avaliam esses dois períodos de forma negativa ou positiva? Justifique.

3.      Qual a comparação é feita no texto entre a Europa do medieval e o Império Muçulmano da dinastia abássida? Que conclusão podemos tirar com essa comparação?

4. Quem escreveu o texto II

 

 

CAPIM 6º ANO HISTÓRIA TESTE 29/11/2021

  

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Série: 6º Ano

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

 

 

TESTE 6º ANO

 

TEXTO  I

 

DA ALDEIA À CIDADE

 

Durante a maior parte da pré-história, as populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma região para outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. [...] As mudanças eram frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados. Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a fixação do homem em um território). A agricultura, a domesticação de animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo. [...] A ocupação mais duradoura permitiu [...] uma nova forma de organização da sociedade e do espaço [...]: iniciou-se a urbanização, ou seja, o surgimento das cidades.

REDE. Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva 1997.p. 12,13. (Que história é essa?).

Vocabulário

Nômades: pessoas que, não possuem habitação fixa.

Sedentários: pessoas que, se fixam em um território.

Agricultura: Atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais; lavoura.

Com base no texto I responda as questões 1,2,3,4

   

1.      O que significa o processo de sedentarização?

2.      Segundo o texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?

3.      Que importância à agricultura tem para você? Justifique.

4.      Qual o nome do autor do texto I?

 

 

TEXTO I I

 

Deixa que te recorde o estado miserável em que fica o camponês quando chegam os funcionários que vêm fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestado. Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E o escriba já atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um grupo de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem: “Mostra-nos o trigo”. Mas não há nenhum trigo e o camponês é espancado sem dó nem piedade [...].

SCHNEIDER, Maurício E.O Egito antigo. 2ºed. São Paulo: Saraiva 2004.p.15. (Que história é essa?).

Vocabulário

Eira: local próprio para debulhar, secar e limpar cereais e legumes.

LavrarCultivar a terra.

Debulhar: Retirar a casca

Espancar: Dar pancadas em; bater em, surrar. 

 

  Com base no texto II responda as questões 1,2,3,4

 

1.       Dê um título ao texto II.

2.      Transcreva o trecho do texto II que, registra o abuso de autoridades na cobrança de impostos.

3.      Qual é o assunto principal do texto II?

4.      Qual o nome do autor do texto II?

 

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

CAPIM 8ºANO GEOGRAFIA 26/11/2021

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: Geografia

Professor: Luiz Cláudio

Série: 8º Ano

Aluno: ______________________________________________________

 

MERCOSUL

Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.

Criação do Mercosul

O Mercado Comum do Sul resultou de negociações que surgiram ainda na década de 1980. Na ocasião, em 1985, José Sarney  (então presidente do Brasil) e Raúl Alfonsin (então presidente da Argentina) conversavam sobre um projeto de integração que envolvia Brasil e Argentina. As conversas amadureceram e, no início da década de 1990, em pleno período de Nova Ordem Mundial e predominância do capitalismo, outros dois países foram convidados a participar dessa integração: Uruguai e Paraguai.

  No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado de Assunção, documento que oficializou a criação do Mercosul, que tem sua sede oficial localizada em Montevidéu, Uruguai. A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico que envolve os quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Objetivos do Mercosul

O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação.

Esse objetivo foi alcançado em 1994. A partir daí, outro objetivo foi idealizado: a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), em 1995. Essa tarifa é utilizada para produtos importados que entram nos países envolvidos. Todos os quatro (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devem cobrar um imposto comum e único para esses produtos que vêm de fora (importados), evitando, assim, que um dos países dê preferência a um tipo de produto e que esse país seja porta de entrada de algumas mercadorias.

Entretanto, alguns produtos não se enquadram na TEC, como alguns medicamentos e produtos de higiene (fraldas para bebês e absorventes), o que revela a união aduaneira (zona de livre comércio que adotou uma TEC) imperfeita do Mercosul. Essa prática é fundamentada pela Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LeTec).

De forma resumida, estes são alguns dos objetivos principais do Mercosul:

·         Zona de livre comércio, com liberação de mercadorias.

·         Tarifa externa comum (TEC), um imposto único para produtos que entram nos países-membros;

·         União aduaneira, que completa a TEC.

Quais são os participantes do Mercosul?

Os países participantes do Mercosul devem ser distinguidos entre três grupos:

·         Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa desde 2016).

·         Países associados: países que assinaram tratados de livre comércio com o Mercosul a fim de estimular suas economias e trocas comerciais, mas não possuem as mesmas vantagens que os membros, como a TEC. Nesse grupo, enquadram-se Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

·         Países observadores: países que apenas observam as reuniões, participam de eventos para ver o andamento das negociações, mas não possuem direito a veto ou de opinar em alguma cláusula. México e Nova Zelândia são esses países.

Principais características do Mercosul

Além da criação de uma zona de livre comércio, a TEC e uma gradual integração entre os países-membros, o Mercosul possui livre circulação de pessoas e serviços. Isso significa que profissionais de várias áreas (médicos, professores, jornalistas, entre outros) podem exercer suas funções em qualquer um desses países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), com diploma

 

validado, além da entrada permitida apenas com o documento de identidade do país de origem.

Outra característica do Mercosul é o aumento das negociações entre os países fundadores. Em 1991, as trocas comerciais eram de 4,5 bilhões de dólares. Em 2018, esse número subiu quase 10 vezes, totalizando 44 bilhões. Se visto como um todo, o Mercosul seria a quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.

Nos últimos anos, o número de turistas argentinos no Brasil cresceu significativamente e o oposto também ocorreu: turistas brasileiros na Argentina. Além disso, várias multinacionais  abriram filiais em um país-membro para exportar para os demais. Entretanto, caso uma crise ocorra em um dos países, todos são afetados, como a que aconteceu em 1999, com a desvalorização da moeda brasileira naquele ano.

Para um país se tornar membro oficial, algumas cláusulas que estão no Tratado de Assunção devem ser respeitadas. Uma delas é a de respeito à democracia (cláusula democrática). Caso um país passe por uma ditadura ou desrespeite os ritos de ampla defesa em seus processos judiciários, há a suspensão do bloco até que a ordem seja restabelecida.

Em 2012, o Paraguai abriu processo de impeachment contra o então presidente Fernando Lugo em menos de 24 horas, não garantindo ao político o direito de defesa. O país foi suspenso do bloco até que fossem realizadas novas eleições, fato que ocorreu em 2013.

No ano de 2016, a  crise na Venezuela atingiu níveis alarmantes, com um governo autoritário e com pouca liberdade de expressão. Diante disso, esse país foi suspenso do bloco, fato que permanece até hoje.

 

Praticando Ensino Aprendizagem

1.    O que significa o termo  Mercosul?

2.    O que é o Tratado de Assunção?

3.    Qual o objetivo principal do Mercosul?

4.    Quais países fazem parte do Mercosul?

5.    “Outra característica do Mercosul é o aumento das negociações entre os países fundadores”.

A questão “5” é para  marcar Certo ou Errado

(       ) Certo   (     ) Errado

6.    “Para um país se tornar membro oficial, algumas cláusulas que estão no Tratado de Assunção devem ser respeitadas. Uma delas é a de respeito à democracia (cláusula democrática)”.

A questão “6’ é para  marcar Certo ou Errado

(       ) Certo   (     ) Errado

 

7.    “No ano de 2016, a  crise na Venezuela atingiu níveis alarmantes, com um governo autoritário e com pouca liberdade de expressão. Diante disso, esse país foi suspenso do bloco, fato que permanece até hoje”.

A questão “7” é para  marcar Certo ou Errado

(       ) Certo   (     ) Errado

 

 

CAPIM 9º ANO GEOGRAFIA 26/11/2021

 

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: Geografia

Professor: Luiz Cláudio

Série: 9º Ano

Aluno: ______________________________________________________

 

                    ÁFRICA                  Parte I

 

África é um continente localizado na zona intertropical, com maior parte do seu território no Hemisfério Sul. Possui mais de um bilhão de habitantes e 30 milhões de km2 de extensão, sendo, por isso, considerado um dos maiores e mais populosos continentes do mundo. Possui uma grande diversidade étnica, reunindo centenas de grupos que são falantes de dezenas de idiomas distintos.

Alvo do processo de neocolonialismo, a exploração dos recursos naturais do continente é ainda praticada por nações desenvolvidas. Como consequência, muitos países africanos, principalmente na África Subsaariana, enfrentam profundos problemas sociais e econômicos, como a fome e a pobreza.

Dados gerais da África

·         Gentílico: africano, africana.

·         Extensão territorial: 30.221.532 km2.

·         População: 1.340.598.000 habitantes (ONU, 2019).

·         Densidade demográfica: 44,35 hab./km2.

·         Maior país: Argélia.

·         Menor país: Seichelles.

·         Idioma: O continente africano possui mais de duas mil línguas faladas, das quais mil tem origem em África, como quimbundo e iorubá. Dentre os demais idiomas se destacam:

- Árabe;

- Afrikaans (ou africâner);

- Inglês;

- Francês;

- Português;

- Espanhol.

·         Países: 54 países.

Regiões da África

O continente África possui duas regionalizações, que foram realizadas a partir de diferentes critérios.

A primeira delas consiste na divisão em duas grandes regiões, a saber:

·         África do Norte (que recebe outras denominações, como África Islâmica, África Mediterrânea e África Setentrional);

·         África Subsaariana.

Banhada pelo Mar Mediterrâneo ao norte e limitada pelo Deserto do Saara  ao sul, a primeira delas se aproxima do Oriente Médio  no que diz respeito às características da sua população (étnicas e culturais) e econômicas.

A África Subsaariana consiste na maior parcela do continente, reunindo 47 países. É uma região marcada, de um lado, pela diversidade cultural e religiosa e, por outro, pela condição de pobreza e profundos problemas socioeconômicos.

Outra regionalização do continente africano é feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divide o território em cinco grandes regiões:

·         África Setentrional (do Norte);

·         África Ocidental;

·         África Central;

·         África Oriental;

·         África Meridional.

·         África Setentrional (África do Norte)

Composta por sete países:

·         Saara Ocidental;

·         Marrocos;

·         Argélia;

·         Tunísia;

·         Líbia;

·         Egito;

·         Sudão.

É banhada pelo Oceano Atlântico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. Limita-se ao sul com o Deserto do Saara.

Dois tipos climáticos são predominantes: mediterrâneo e desértico. É marcada pela presença de planaltos, e é onde se situa o Deserto do Saara. Ao noroeste se encontra a Cadeia do Atlas, conjunto de montanhas que se estende pelos territórios do Marrocos, Argélia e Tunísia.

Ainda nessa área, a vegetação varia de mediterrânea nas porções costeiras a desértica. É na África Setentrional, mais precisamente no Egito, onde se encontra o delta do Rio Nilo, maior do mundo.

·         África Ocidental

A região da África Ocidental é formada por 16 países africanos e pela Ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico.

É banhada pelo Oceano Atlântico e, ao norte, limita-se pelo Deserto do Saara. Por conta disso, há ocorrência dos climas desértico e semiárido, transformando-se à medida que se caminha para as áreas mais ao sul, onde os climas passam do tropical ao equatorial no Golfo do Guiné. Paralelamente, a vegetação faz sua transição de desértica, estepes e savanas até florestas equatoriais. A região abriga o rio Níger, que deságua no Golfo do Guiné e é considerado o terceiro maior do continente.

·         África Central

Região formada por nove países, dentre os quais República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade e Angola. O Chade tem a maior parte do seu território no Deserto do Saara, o que contribui para o predomínio dos climas árido e semiárido e vegetação desértica e de savanas ao sul do país. Nas outras áreas, há ocorrência dos climas equatorial, tropical e semiárido na faixa litorânea da Angola.

Quanto à vegetação, observa-se a presença de florestas equatoriais e tropicais, com destaque para a floresta do Congo, e savanas. Corre, nessa região, o segundo maior rio da África, o Rio Congo.

·         África Oriental

Maior região do continente, a África Oriental é formada por 18 países africanos, dentre eles Etiópia, Quênia, Madagascar, Somália e Tanzânia. As Ilhas Reunião também compõem a região, em um departamento da França. A Somalilândia é um Estado não reconhecido internacionalmente e integra, igualmente, a África Oriental, sendo parte da Somália.

Fica na África Oriental a área conhecida como Chifre da África, no nordeste do continente. É uma região marcada por conflitos constantes e profunda crise humanitária.

Quanto às suas características fisiográficas, possui relevo acidentado, marcado pela presença do Vale do Rift e atividades vulcânicas. Banhada pelo Oceano Índico, o clima predominante é o tropical, sendo as savanas, florestas e estepes as formações vegetais observadas na região.

·         África Meridional

A África Meridional é a menor das regiões do continente, sendo composta pelos seguintes países:

·         África do Sul;

·         Botsuana;

·         Eswatini;

·         Lesoto;

·         Namíbia.

É banhada pelos oceanos Índico e Atlântico. Na costa deste, a leste, localiza-se o deserto da Namíbia, que se estende para o sul da Angola. Outro deserto se faz presente na região, o Kalahari, que domina boa parte da Namíbia, Botsuana e África do Sul.

Em função das extensas áreas desérticas, os climas predominantes são:  árido e semiárido, com uma pequena mancha de clima mediterrâneo no extremo sul da África Meridional. A vegetação é de savana em sua maioria, com a ocorrência de vegetação mediterrânea onde o clima é propício.

 

Praticando Ensino- Aprendizagem

 

1.    Onde esta localizada a África?

2.    Qual a população da África?

3.    Qual o menor país da África?

4.    Qual o maior país da África?

5.    O continente africano possui duas regionalizações. Cite-as

6.    “Alvo do processo de neocolonialismo, a exploração dos recursos naturais do continente é ainda praticada por nações desenvolvidas”.

 

A questão “6” é para marcar Certo ou Errado

 

(       ) Certo          (       ) Errado

 

7.    “Muitos países africanos, principalmente na África Subsaariana, enfrentam profundos problemas sociais e econômicos, como a fome e a pobreza”.

A questão “7” é para marcar Certo ou Errado

 

(       ) Certo          (       ) Errado