ESCOLA
MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim
Disciplina:
História
Professor:
Luiz Cláudio
Série:
7º Ano
Aluno:
______________________________________________
TESTE 7º Ano
TEXTO I
“Os nobres são
pessoas naturalmente isentas, às quais, de direito, não cabe qualquer tipo de
servidão e de tributos. Os nobres foram escolhidos e a eles ordenados guardar e
conservar o país em paz. Devem eles sobressair-se em sua vida particular e em
seus costumes dando a todos o exemplo de honestidade.”
Século XII. Citado em coletânea de documentos históricos para 1º
grau–5ºa8º séries. São Paulo: SE/Cenp, 1980. P.73.
COM BASE NO
TEXTO I RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2, 3 e 4.
1. Explique
por que os nobres eram pessoas “naturalmente isentas” de tributos.
2. Qual
era o papel dos nobres e a conduta que eles deveriam ter na sociedade feudal?
3. O que você
entende por esta expressão: “conservar o país em paz”. Faça um comentário.
4. Dê um título
para esse texto
TEXTO II
“[Quando] só
as crianças europeias nobres ou muito ricas eram educadas por tutores em casa,
a capital abássida [Bagdá] tinha colégios públicos [...], onde professores
davam aulas sobre os ensinamentos dos gregos clássicos Platão e Aristóteles.
Com efeito, é importante ressaltar que neste período os abássidas estavam no
poder, governaram entre os anos de 750 a 1258. [...] Bem mais tarde, no fim do
século XIX e começo do XX, o Oriente Médio viveu outra onda de criação
artística e liberdade. Dessa vez, o centro da efervescência foi a capital
Cairo, no Egito. Em 1896, o mais populoso país árabe inaugurou a terceira e
mais antiga indústria cinematográfica do mundo. [...] Em Beirute, Bagdá,
Istambul ou Casa Blanca, pintores, poetas, músicos e escritores desenvolveram
uma cultura nova, livre e em harmonia com a religião.”
FONSECA, Ana Cláudia; TEIXEIRA, Duda; CARVALHO, Júlia. Qual islã? Veja.
N.19, ano 44, 2011.p.101–102.
COM
BASE NO TEXTO II RESPONDA AS QUESTÕES 1,2, 3 e 4
1. Identifique
os dois períodos da história árabe citados no texto e ponte o que eles têm em
comum. 2. Os
autores avaliam esses dois períodos de forma negativa ou positiva? Justifique.
3. Qual a comparação é feita no texto
entre a Europa do medieval e o Império Muçulmano da dinastia abássida? Que
conclusão podemos tirar com essa comparação?
4. Quem escreveu o texto II
MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
ResponderExcluirNome Completo:
Série:
QUESTÕES
Texto I
1.
2.
3.
4.
Texto II
1.
2.
3.
4.