ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS
— Extremoz/RN — Capim
Disciplina: História
Professor: Luiz Cláudio
Série: 6º Ano
Aluno: ______________________________________________
TESTE 6º ANO
TEXTO I
DA ALDEIA À CIDADE
Durante a maior parte da
pré-história, as populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma
região para outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. [...] As
mudanças eram frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados.
Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a
fixação do homem em um território). A agricultura, a domesticação de animais e
as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num
mesmo lugar por mais tempo. [...] A ocupação mais duradoura permitiu [...] uma
nova forma de organização da sociedade e do espaço [...]: iniciou-se a
urbanização, ou seja, o surgimento das cidades.
REDE.
Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva 1997.p. 12,13. (Que história é
essa?).
Vocabulário
Nômades: pessoas que, não possuem habitação fixa.
Sedentários: pessoas que,
se fixam em um território.
Agricultura: Atividade que tem por objetivo a
cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de
animais; lavoura.
Com base
no texto I responda as questões 1,2,3,4
1. O que significa o processo de sedentarização?
2. Segundo o
texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?
3. Que
importância à agricultura tem para você? Justifique.
4. Qual o
nome do autor do texto I?
TEXTO I I
Deixa que te recorde o
estado miserável em que fica o camponês quando chegam os funcionários que vêm
fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira desapareceu, os
ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestado.
Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E o escriba já
atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um grupo
de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem: “Mostra-nos o
trigo”. Mas não há nenhum trigo e o camponês é espancado sem dó nem piedade
[...].
SCHNEIDER,
Maurício E.O Egito antigo. 2ºed. São Paulo: Saraiva 2004.p.15. (Que história é
essa?).
Vocabulário
Eira: local
próprio para debulhar, secar e limpar cereais e legumes.
Lavrar: Cultivar a terra.
Debulhar: Retirar a casca
Espancar: Dar pancadas em;
bater em, surrar.
Com base
no texto II responda as questões 1,2,3,4
1. Dê
um título ao texto II.
2. Transcreva
o trecho do texto II que, registra o abuso de autoridades na cobrança de
impostos.
3. Qual é o
assunto principal do texto II?
4. Qual o
nome do autor do texto II?
MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
ResponderExcluirNome Completo:
Série:
QUESTÕES
Texto I
1.
2.
3.
4.
QUESTÕES
Texto II
1.
2.
3.
4.