Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CAPIM 6º ANO HISTÓRIA TESTE 29/11/2021

  

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim

Disciplina: História

Professor: Luiz Cláudio

Série: 6º Ano

Aluno: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

 

 

TESTE 6º ANO

 

TEXTO  I

 

DA ALDEIA À CIDADE

 

Durante a maior parte da pré-história, as populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma região para outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. [...] As mudanças eram frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados. Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a fixação do homem em um território). A agricultura, a domesticação de animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo. [...] A ocupação mais duradoura permitiu [...] uma nova forma de organização da sociedade e do espaço [...]: iniciou-se a urbanização, ou seja, o surgimento das cidades.

REDE. Marcelo. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva 1997.p. 12,13. (Que história é essa?).

Vocabulário

Nômades: pessoas que, não possuem habitação fixa.

Sedentários: pessoas que, se fixam em um território.

Agricultura: Atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais; lavoura.

Com base no texto I responda as questões 1,2,3,4

   

1.      O que significa o processo de sedentarização?

2.      Segundo o texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?

3.      Que importância à agricultura tem para você? Justifique.

4.      Qual o nome do autor do texto I?

 

 

TEXTO I I

 

Deixa que te recorde o estado miserável em que fica o camponês quando chegam os funcionários que vêm fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestado. Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E o escriba já atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um grupo de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem: “Mostra-nos o trigo”. Mas não há nenhum trigo e o camponês é espancado sem dó nem piedade [...].

SCHNEIDER, Maurício E.O Egito antigo. 2ºed. São Paulo: Saraiva 2004.p.15. (Que história é essa?).

Vocabulário

Eira: local próprio para debulhar, secar e limpar cereais e legumes.

LavrarCultivar a terra.

Debulhar: Retirar a casca

Espancar: Dar pancadas em; bater em, surrar. 

 

  Com base no texto II responda as questões 1,2,3,4

 

1.       Dê um título ao texto II.

2.      Transcreva o trecho do texto II que, registra o abuso de autoridades na cobrança de impostos.

3.      Qual é o assunto principal do texto II?

4.      Qual o nome do autor do texto II?

 

Um comentário:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    QUESTÕES
    Texto I
    1.
    2.
    3.
    4.


    QUESTÕES
    Texto II
    1.
    2.
    3.
    4.

    ResponderExcluir