TESTE DE FILOSOFIA
Texto
A percepção pode ser
confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por
sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com
realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das
sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A
percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das
experiências sensíveis.
Sensação e percepção para o Empirismo
Para
os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre
estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se
dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e
organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante
frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.
Sensação e percepção para o racionalismo ou intelectualismo
Para
os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do
conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a
sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e
perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um
objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação
(a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo
intelecto do sujeito do conhecimento.
A fenomenologia e a
gestalt (psicologia da forma), correntes filosóficas do Século XX,
mostram que não há diferença entre a sensação e percepção porque nunca temos
sensações parciais, pontuais ou elementares, que depois o espírito
(consciência) organizaria como percepção de um único objeto. Contrariando
assim, as teorias anteriores.
A
percepção nessa nova interpretação possui as seguintes características:
É conhecimento
sensorial; é vivência corporal; é dotada de significação; depende
do mundo exterior; possibilita a interação com o mundo, dando as coisas
novos significados; relação entre nosso corpo e os outros corpos de
sujeitos e coisas; envolve a nossa personalidade, nossa história pessoal,
nossa afetividade, nossos desejos e paixões; nos orienta para a ação; está
sujeita ao erro através da ilusão.
Memória e imaginação
Fazendo
parte da tentativa de entender o universo da consciência, destacam-se os
conceitos de memória e imaginação.
A
memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo
que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do
tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de
percepção interna chamada introspecção.
A
imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor. A tradição
filosófica tinha a imaginação como reprodutora das percepções. Para os
empiristas, a imaginação está ligada à memória, pois são imagens ou reflexos
mentais das percepções ou das impressões gravadas no cérebro. E os
intelectualistas chegam a concebê-la como fonte de nossos erros (as ilusões e
as deformações da realidade).
A fenomenologia e a
imaginação
Diferenciando-se
da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como
uma forma de consciência que parte da diferença da
imaginação com respeito à percepção e à memória. A imaginação é a capacidade da
consciência para fazer surgirem os objetos imaginários ou objetos-em-imagem,
relacionando o ausente com o inexistente. Graças à imaginação abre-se o tempo
que ainda não existe e o campo das coisas possíveis, isto é, do que poderia vir
a existir, portanto há uma relação não só com o passado, mas também com o
futuro, não só com o palpável, mas também com o fantasiado. A imaginação
transcende o cotidiano e o óbvio, trazendo novas possibilidades e maneiras de
ser e viver.
Com base no texto responda as questões abaixo:
1. Qual é a diferença sutil que
existe ente sensação e a percepção?
2.
Para os empiristas, como eles analisam a sensação e a percepção?
3.
Para os intelectualistas como eles vêem a sensação
e a percepção?
4. O que é a memória?
5. Como a fenomenologia fala da consciência cognitiva?
6.
Quais são os sentidos da imaginação?
7. O que é a fenomenologia e a gestalt?
MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
ResponderExcluirNome Completo:
Série:
QUESTÕES
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Nome: Bianca da Silva de Assis
ResponderExcluirTurma: 2°"A" noturno
TESTE DE FILOSOFIA
1-
A percepção pode ser confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das experiências sensíveis.
2-Para os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.
3-Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação (a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo intelecto do sujeito do conhecimento.
4-A memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção.
5-Diferenciando-se da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como uma forma de consciência que parte da diferença da imaginação com respeito à percepção e à memória.
6-A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor.
7-A Gestalt-Terapia tem como base metodológica a Fenomenologia. ... É pertinente e fundamental indagar a real adequação da Redução Fenomenológica concebida por Husserl e a visão de homem em Heidegger para a Gestalt-Terapia.
Nome: WALLACY LYANDRO COSTA DE OLIVEIRA
ResponderExcluirTurma: 2°"A" noturno
TESTE DE FILOSOFIA
1-
A percepção pode ser confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das experiências sensíveis.
2-Para os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.
3-Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação (a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo intelecto do sujeito do conhecimento.
4-A memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção.
5-Diferenciando-se da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como uma forma de consciência que parte da diferença da imaginação com respeito à percepção e à memória.
6-A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor.
7-A Gestalt-Terapia tem como base metodológica a Fenomenologia. ... É pertinente e fundamental indagar a real adequação da Redução Fenomenológica concebida por Husserl e a visão de homem em Heidegger para a Gestalt-Terapia.