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quarta-feira, 15 de setembro de 2021

2º ANO FILOSOFIA TESTE 15/09/2021

 

TESTE DE FILOSOFIA

                                                        Texto

A percepção pode ser confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das experiências sensíveis.

Sensação e percepção para o Empirismo

Para os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.

Sensação e percepção para o racionalismo ou intelectualismo

Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação (a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo intelecto do sujeito do conhecimento.

A fenomenologia e a gestalt (psicologia da forma), correntes filosóficas do Século XX, mostram que não há diferença entre a sensação e percepção porque nunca temos sensações parciais, pontuais ou elementares, que depois o espírito (consciência) organizaria como percepção de um único objeto. Contrariando assim, as teorias anteriores.

A percepção nessa nova interpretação possui as seguintes características:

É conhecimento sensorial; é vivência corporal; é dotada de significação; depende do mundo exterior; possibilita a interação com o mundo, dando as coisas novos significados; relação entre nosso corpo e os outros corpos de sujeitos e coisas; envolve a nossa personalidade, nossa história pessoal, nossa afetividade, nossos desejos e paixões; nos orienta para a ação; está sujeita ao erro através da ilusão.

 Memória e imaginação

Fazendo parte da tentativa de entender o universo da consciência, destacam-se os conceitos de memória e imaginação.

A memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção.

A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor. A tradição filosófica tinha a imaginação como reprodutora das percepções. Para os empiristas, a imaginação está ligada à memória, pois são imagens ou reflexos mentais das percepções ou das impressões gravadas no cérebro. E os intelectualistas chegam a concebê-la como fonte de nossos erros (as ilusões e as deformações da realidade).

A fenomenologia e a imaginação

Diferenciando-se da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como uma forma de consciência que parte da diferença da imaginação com respeito à percepção e à memória. A imaginação é a capacidade da consciência para fazer surgirem os objetos imaginários ou objetos-em-imagem, relacionando o ausente com o inexistente. Graças à imaginação abre-se o tempo que ainda não existe e o campo das coisas possíveis, isto é, do que poderia vir a existir, portanto há uma relação não só com o passado, mas também com o futuro, não só com o palpável, mas também com o fantasiado. A imaginação transcende o cotidiano e o óbvio, trazendo novas possibilidades e maneiras de ser e viver.

Com base no texto responda as questões abaixo:

 

1.    Qual é a diferença sutil que existe ente sensação e a percepção?

               2. Para os empiristas, como eles analisam a sensação e a percepção?

             3.  Para os intelectualistas como eles vêem a sensação e a percepção?

             4. O que é a memória?

             5. Como a fenomenologia fala da consciência cognitiva? 

            6. Quais são os sentidos da imaginação?

            7. O que é a fenomenologia e a gestalt? 


3 comentários:

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  2. Nome: Bianca da Silva de Assis

    Turma: 2°"A" noturno

    TESTE DE FILOSOFIA

    1-
    A percepção pode ser confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das experiências sensíveis.

    2-Para os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.

    3-Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação (a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo intelecto do sujeito do conhecimento.

    4-A memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção.

    5-Diferenciando-se da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como uma forma de consciência que parte da diferença da imaginação com respeito à percepção e à memória.


    6-A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor.

    7-A Gestalt-Terapia tem como base metodológica a Fenomenologia. ... É pertinente e fundamental indagar a real adequação da Redução Fenomenológica concebida por Husserl e a visão de homem em Heidegger para a Gestalt-Terapia.

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  3. Nome: WALLACY LYANDRO COSTA DE OLIVEIRA

    Turma: 2°"A" noturno

    TESTE DE FILOSOFIA

    1-
    A percepção pode ser confundida com a sensação, porém há uma diferença sutil entre elas. Por sensações entendem-se as experiências sensíveis, ou seja, temos contato com realidades através dos sentidos. Já a percepção é o significado adquirido das sensações. Por isso, a percepção é uma síntese ou reunião de sensações. A percepção é uma atividade intelectual, pois oferece significados das experiências sensíveis.

    2-Para os empiristas, a sensação e a percepção são causadas pela relação entre estímulos externos e o cérebro. Cabe ao cérebro interpretar as sensações que se dão de forma isolada e independente, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las. A causa do conhecimento sensível é a coisa externa, mediante frequência e repetição dos estímulos sensoriais externos e de nossos hábitos.

    3-Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento, e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção. O sujeito é ativo no processo, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (a sensação) e na organização e significação (a percepção). A passagem da sensação para a percepção é, aqui, realizada pelo intelecto do sujeito do conhecimento.

    4-A memória é uma invocação do passado. É a capacidade para reter e guardar o tempo que se foi. Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção.

    5-Diferenciando-se da tradição, a fenomenologia fala da consciência cognitiva como uma forma de consciência que parte da diferença da imaginação com respeito à percepção e à memória.


    6-A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor.

    7-A Gestalt-Terapia tem como base metodológica a Fenomenologia. ... É pertinente e fundamental indagar a real adequação da Redução Fenomenológica concebida por Husserl e a visão de homem em Heidegger para a Gestalt-Terapia.

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