Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

3º ANO SOCIOLOGIA TESTE 13/09/2021

      

TESTE DE SOCIOLOGIA

 

       Vídeo-Aula

O QUE SÃO PARTIDOS POLÍTICOS

  


 

 

 De acordo com o vídeo aula responda as questões 1,2,3.

1.    Após a Revolução Francesa no século XVIII o termo partido passou a fazer parte do vocabulário político para designar o que?

2.    Como os partidos se apresentam para a sociedade? Explique

3.    Você é filiado (a) a algum partido politico? Explique.

 

 

 

 

 

 

O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO

 

A globalização apresenta para o Brasil desafios bastante difíceis. Podemos destacar três tipos principais de desafios:

 

1.   O Brasil precisa lidar com a realidade de que seu governo tem menos controle sobre a economia do que já teve. O país tem, ainda, as dificuldades adicionais características de países de desenvolvimento médio, analisadas pelo pesquisador norte-americano Geoffrey Garrett (1958-). Os países mais pobres podem lucrar com a globalização oferecendo mão de obra barata, como fazem China e Índia. Os países mais ricos aproveitariam seu potencial de criação tecnológica, população com qualificação educacional e suas instituições sólidas (sistema legal ágil e transparente, baixa corrupção, leis que incentivam a atividade econômica, boas políticas sociais). No Brasil os salários são mais altos do que na China, mas a capacitação tecnológica e educacional é menor do que a da Alemanha. Assim, como podemos nos adaptar à globalização? Supondo que ninguém defenda que nos tornemos mais pobres ou que tenhamos menos direitos para poder competir com a China, fica claro que a globalização aumenta a pressão para que tenhamos as qualificações educacionais, tecnológicas e institucionais necessárias para competir com os países desenvolvidos. Embora nas últimas décadas o Brasil tenha feito alguns avanços importantes nesse sentido, ainda estamos longe de alcançar esses objetivos.

 

2. O Brasil quer participar da governança global, lutando para ser um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Com países como Alemanha, Japão e Índia, o Brasil tem pleiteado que o conselho seja reformado. Atualmente, o Brasil lidera as forças de paz da ONU que atuam desde 2004 no Haiti, país que passou por diversas crises políticas nas últimas décadas. O Brasil também procura reforçar as instituições internacionais em nossa vizinhança, em especial com a criação do Mercosul - Mercado Comum do Sul, que pretende integrar cada vez mais as economias dos países da América do Sul. Até 2012, seus membros permanentes eram o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela; diversos outros países do continente são membros associados. O Brasil também assumiu uma posição importante na negociação dos tratados comerciais na Organização Mundial do Comércio, associando-se a outros países em desenvolvimento para pressionar os países desenvolvidos a reduzirem as medidas protecionistas. No entanto, essas negociações não produziram resultados importantes nos últimos anos. Soldados brasileiros participam das forças de paz da ONU no Haiti em junho de 2006. Os capacetes azuis são o símbolo dos soldados que estão sob  orientação da ONU. A intervenção da ONU no Haiti se deu em função de conflitos políticos graves que ameaçavam a estabilidade do país. Ao assumir responsabilidades como essa, o Brasil espera aumentar sua credibilidade para atuar na governança global.

 3. É importante notar que devido aos imensos recursos naturais que possui, o Brasil é palco de lutas globais pela preservação do meio ambiente. Isso constantemente cria tensões entre os grupos defensores da preservação ambiental (ONGs internacionais e nacionais, grupos indígenas e outros setores da população brasileira) e interesses econômicos nacionais (latifundiários, garimpeiros, empresas mineradoras, etc.). A grande importância global da agricultura brasileira também põe o país em evidência, na discussão sobre a produção de alimentos transgênicos. Parte significativa da luta política brasileira atual pode ser entendida como tentativas de enfrentar esses desafios. Isso é mais óbvio no debate sobre economia, em que os diferentes partidos apresentam vários projetos visando tirar o Brasil da condição de fornecedor de mão de obra barata. Boa parte dos debates políticos brasileiros se refere a medidas que podem ser tomadas para desenvolver a indústria, reduzir obstáculos ao crescimento econômico e, principalmente, fazer isso ao mesmo tempo em que se enfrentam dois problemas históricos: a pobreza e a desigualdade. A questão é difícil porque, como em todo problema político importante, nem sempre é possível atingir todos os objetivos ao mesmo tempo: às vezes é necessário sacrificar o crescimento em nome do combate à pobreza; às vezes é o contrário. Cabe à população, por meio do voto, decidir qual a melhor opção em cada momento. Também cresce no cenário brasileiro a preocupação com o meio ambiente. Um dos debates mais importantes do país no momento é justamente sobre como aproveitar o potencial econômico brasileiro sem degradar o meio ambiente. Não há consenso sobre como fazer isso da melhor forma, e é provável que, novamente, seja necessário sacrificar diferentes objetivos em diferentes momentos: às vezes será necessário sacrificar o crescimento ou meio ambiente? Novamente, caberá aos eleitores saberem quando fazer o quê.

 

Com base no texto “O Brasil e a Globalização”  e os seus conhecimento sobre a globalização responda as questões 1,2,3,4.

 

1.    Como os países mais pobres podem lucrar com a globalização? Explique.

2.    O Brasil, economicamente está preparado para a globalização? Explique.

3.    “No Brasil os salários são mais altos do que na China, mas a capacitação tecnológica e educacional é menor do que a da Alemanha”. Comente a afirmação.

4.    Sabe-se que o Brasil é palco de lutas globais pela preservação do meio ambiente. Contudo, isto acaba gerando alguns conflitos. Explique essa afirmação.


Um comentário:

  1. MODELO DE COMO ENVIAR AS QUESTÕES
    Nome Completo:
    Série:
    Vídeo-Aula
    Questões.

    1.
    2.
    3.

    Texto:O Brasil e a Globalização
    Questões.
    1.
    2.
    3.
    4.





    ResponderExcluir