ESCOLA MUNICIPAL
MARIA ISABEL DANTAS — Extremoz/RN — Capim
Disciplina:
História
Professor: Luiz
Cláudio
Série: 6º Ano
Aluno: ______________________________________________
A CHINA IMPERIAL
Logo depois do período em
que os Estados Guerreiros encerraram a parte inaugural da civilização chinesa,
temos o Período Imperial que vai de 221 A.C. até 1644 D.C. Esse período é
subdividido em: Primeira Era Imperial (221 A.C. - 589 D.C.), Segunda Era Imperial
(589 D.C. - 1279 D.C.) e Terceira Era Imperial (1279 D.C. - 1644 D.C.).
Dinastia Qin (221 A.C. -
206 A.C.)
Na Primeira Era
Imperial, assistimos a ascensão da dinastia Qin. Tal dinastia foi responsável
pela formação de grande parte do atual território chinês. Contando com uma
superioridade bélica proveniente de suas ricas fontes de ferro, a dinastia Qin
conseguiu subjugar os demais povos que participavam dos Estados Guerreiros. A
partir de então, Qin Shihuangdi, primeiro e único imperador dessa época, realizou
um amplo processo de centralização político-administrativa que garantiu a
unidade de seus territórios.
Uma das mais usuais
práticas centralizadoras consistia em controlar e perseguir as demais escolas
de pensamento filosófico e religioso da época. Uma das mais perseguidas escolas
de pensamento da época foi a confucionista. Além da centralização política, o
governo Qin também se destacou pela sua intensa política militarista. Sua
administração alargou as fronteiras ao sul e ao norte e também realizou a
construção de uma muralha visando proteger importantes parcelas de seu
território.
Essa muralha, atualmente,
compõe um seleto grupo de monumentos mundialmente conhecidos. A Muralha da
China, tal qual a conhecemos, é uma parte reconstruída da muralha feita durante
a Dinastia Ming. Com a morte de Qin Shihuangdi, em 210 A.C., seu governo entrou
em colapso com a deflagração de uma série de conflitos internos responsáveis
pelo surgimento de um novo período dinástico.
Primeira Dinastia Han (206
A.C. - 8 D.C.)
A dinastia Han, presente
entre 206 A.C. e 220 D.C., manteve grande parte da estrutura
político-administrativa implementada por Qin Shihuangdi. No campo ideológico,
os Han adotaram os princípios confucionistas. Em tal época, a China viveu um
notável período em que a Literatura e as Artes tiveram intenso desenvolvimento.
Importantes avanços tecnológicos também fazem parte desse período. É durante a
dinastia Han que se noticia o invento do papel e da porcelana.
No reino de Han Wudi,
surgiu um famoso historiador chamado Sima Qian. Ele foi autor da obra
“Registros do Grande Historiador” em que faz uma divisão sistemática dos
diferentes aspectos a serem registrados sobre um determinado assunto histórico.
As dinastias que sucederam a obra de Sima preservaram seus escritos e adotaram
a mesma forma de organização narrativa.
O Governo de Wang Mang (8
D.C. - 25 D.C.) e a Segunda Dinastia Han (25 D.C. - 220 D.C.)
Entre os anos de 8 A.C. e
25 D.C., um problema sucessório interrompeu a hegemonia da dinastia Han. Nessa
época, um súdito chamado Wang Mang controlou o governo. Contrário às políticas
centralizadoras, Wang adotou princípios políticos que concediam maior autonomia
e participação popular. Com sua morte, a dinastia Han voltou ao poder até o ano
de 220.
Os Três Reinados (220 -
265) e as Dinastias do Norte e do Sul (317 - 589)
Com a queda da dinastia Han, a China passou por uma fase de desunião política.
Conhecida como a Era dos Três Reinados (220 – 265), nesse período várias
guerras ameaçavam a unidade do território chinês. Depois de um período de
estabilidade, durante a dinastia Jin (265 – 420), novas invasões inauguraram
uma nova etapa da história da China.
No âmbito social, as
invasões bárbaras trouxeram notáveis mudanças. A primeira dela é que a etnia
Han foi forçada a se deslocar para a região sul do território chinês, enquanto
os povos bárbaros promoveram um intercâmbio cultural ao se fixarem na parte
norte. Outro importante evento dessa época ocorreu no campo religioso.
No decorrer do primeiro
século da era cristã, o budismo, religião de origem indiana, começou a ganhar
adeptos no território chinês. Por meio de sua popularização em território
chinês, a religião budista incorporou algumas características da cultura
chinesa e se disseminou em outras regiões do mundo oriental.
Praticando
Ensino-Aprendizagem
1.
O que aconteceu na Primeira Era Imperial?
2.
Quem é o autor da obra “Registros do Grande Historiador”?
3.
“Logo depois do período em
que os Estados Guerreiros encerraram a parte inaugural da civilização chinesa,
temos o Período Imperial que vai de 221 A.C. até 1644 D.C”.
A
afirmação ‘3” acima pode ser considerada:
( ) Verdadeira ( ) Falsa
4. “Além da centralização política, o governo Qin também se destacou pela
sua intensa política militarista. Sua administração alargou as fronteiras ao
sul e ao norte e também realizou a construção de uma muralha visando proteger
importantes parcelas de seu território.
A
afirmação “4” acima pode ser considerada:
( ) Verdadeira ( ) Falsa
5. “No decorrer do primeiro século da era cristã, o budismo, religião de
origem indiana, começou a ganhar adeptos no território chinês. Por meio de sua
popularização em território chinês, a religião budista incorporou algumas
características da cultura chinesa e se disseminou em outras regiões do mundo
oriental”.
A afirmação
“5” acima pode ser considerada:
( ) Verdadeira ( ) Falsa
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